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Título: Corpo marcado : sentidos e afetos das visualidades escolares do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra
Outros títulos: Cuerpo marcado : Sentidos y afectos de las visualidades escolares en el Día Nacional de Zumbi de Palmares y de la Conciencia Negra
Autor(es): Paulino, Jorge Cardoso
Orientador(es): Dias, Belidson
Assunto: Dia Nacional de Zumbi dos Palmares
Dia Nacional da Consciência Negra
Cultura visual
Subjetividade
Data de publicação: 14-Jan-2018
Referência: PAULINO, Jorge Cardoso. Corpo marcado: sentidos e afetos das visualidades escolares do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. 2018. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente investigação vinculada à linha de pesquisa ―Educação em Artes Visuais‖ do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília, parte do seguinte questionamento: quais sentidos e subjetividades são produzidos pelos(as) estudantes a partir das visualidades alusivas ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra apresentadas em contexto escolar? O trabalho em questão tem como foco propor reflexões sobre os efeitos sociais do olhar a partir das visualidades apresentadas em contexto escolar durante o evento referente ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20 de novembro). Participaram desta investigação 6 (seis) estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental matriculados no Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. Metodologicamente estruturada sob a perspectiva qualitativa interpretativista, apresenta em seu corpus os materiais discursivos oferecidos voluntariamente pelos(as) participantes através de 2 (dois) encontros em formato de grupo focal (GF), mediados por um roteiro guia. Com tal estratégia buscou-se: interpretar os discursos que os(as) participantes do GF manifestaram sobre e a partir das visualidades apresentadas durante o respectivo evento realizado na mesma instituição escolar em que estavam matriculados no ano de 2017; reconhecer algumas outras visualidades que compõem as suas subjetividades acerca dos corpos negros e propor reflexões sobre a possibilidade da Educação da Cultura Visual vir a ser mediadora na construção de sentidos e no reposicionamento dos estudantes visando contribuir para reflexões e práticas antirracistas na Educação Básica brasileira. Mediante interpretação subjetiva e cruzamentos epistêmicos, foi possível concluir que as visualidades com as quais os sujeitos do GF interagiram durante o referido evento não possibilitaram o reposicionamento dos(as) mesmos, pois evidenciaram incômodos com a saturação de discursos visuais que fixam o negro ao passado, bem como indiferença ao aspecto folclórico com que a população negra foi representada. Concluiu-se também que esses sujeitos possuem a cultura visual (internet, redes sociais, séries e artistas musicais) como um lugar de significativa troca e construção das suas subjetividades sobre o corpo negro, o que possibilitou entremear e vislumbrar a Educação da Cultura Visual como uma significativa colaboradora para reposicionar os sujeitos e suas inter(ações) nas dinâmicas da multirracialidade que compõe o tecido social brasileiro, visto que seu ponto de interesse são as políticas de subjetividade mediadas pelas imagens visuais e visualidades.
Resumen: La presente investigación se vincula a la línea de pesquisa ―Educación en Artes Visuales‖ del Programa de Posgrado en Artes de la Universidad de Brasilia y parte de la siguiente interrogante: ¿qué sentidos y subjetividades se producen por los(las) estudiantes a partir de las visualidades relacionadas al Día Nacional de Zumbi de Palmares y de la Conciencia Negra presentadas en el contexto escolar? Dicha investigación tiene como foco proponer reflexiones sobre los efectos sociales de la mirada a partir de las visualidades presentadas en contexto escolar durante evento referente al Día Nacional de Zumbi de Palmares y de la Conciencia Negra (20 de noviembre). Participan de esta pesquisa 6 (seis) estudiantes del segundo ciclo de la Enseñanza Fundamental matriculados en el Sistema Público de Enseñanza de Districto Federal. Metodológicamente estructurada bajo la perspectiva cualitativa interpretativista, presenta en su corpus los materiales discursivos ofrecidos voluntariamente por los(las) participantes por medio de 2 (dos) encuentros en forma de grupo focal (GF), mediados por un guion. Con dicha estrategia, se ha buscado: interpretar los discursos que los (las) participantes del GF manifestaron sobre y a partir de las visualidades presentadas durante el respectivo evento realizado en la misma institución escolar en que estaban matriculados en el año de 2017; reconocer algunas otras visualidades que componen sus subjetividades acerca de los cuerpos negros y proponer reflexiones sobre la posibilidad de la Educación de la Cultura Visual ser mediadora en la construcción de sentidos y en el reposicionamiento de los estudiantes con el objetivo de contribuir para reflexiones y prácticas antirracistas en la Educación Básica brasileña. Mediante interpretación subjetiva y cruces epistémicos, fue posible concluir que las visualidades con las cuales los sujetos del GF interactuaron durante el evento ya mencionado no han posibilitado su reposicionamiento, pues evidenciaron incómodos con la saturación de discursos visuales que fijan el negro al pasado, así como indiferencia al aspecto folclórico con que la población negra se representó. Se concluyó también que esos sujetos poseen la cultura visual (internet, redes sociales, serie y artistas musicales) como un lugar de significativo intercambio y construcción de sus subjetividades sobre el cuerpo negro, lo que posibilitó vislumbrar la Educación de la Cultura Visual como una significativa colaboradora para reposicionar los sujetos y sus inter(acciones) en las dinámicas de la multirracialidad que compone el tejido social brasileño, haya vista que su punto de interés son las políticas de subjetividad mediadas por las imágenes visuales y visualidades.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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