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Título : Cientificismo, religiosidade e racismo nas representações dos mayas na Historia Antigua de Yucatán (1883)
Autor : Saraiva, Diogo de Lima
Orientador(es):: Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto:: Representações sociais
Racismo epistêmico
México - história
História - índios do México
Índios da América Central - Maias
Fecha de publicación : 29-ene-2019
Citación : SARAIVA, Diogo de Lima. Cientificismo, religiosidade e racismo nas representações dos mayas na Historia Antigua de Yucatán (1883). 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Trata-se de um estudo das representações dos mayas yucatecos veiculadas na obra Historia Antigua de Yucatán (1883) de autoria de Crescencio Carrillo y Ancona, um importante historiador e membro do clero da Igreja Católica que se tornou Bispo de Yucatán em 1887. A partir de uma abordagem discursiva das representações, baseada em Foucault e Stuart Hall, procuramos entender a “política” de tais representações, atentando para o modo como elas se constituíram em matrizes e efeitos de imaginários, crenças religiosas, discursos científicos, comportamentos, práticas, relações étnico-raciais e projetos políticos da elite yucateca em relação aos indígenas da península na segunda metade do século XIX. Com o aporte teórico de uma série de textos ligados ao giro decolonial buscamos explicitar a importância do eurocentrismo e do racismo epistêmico na produção de um discurso histórico sobre o indígena yucateco nesse momento. Para tanto, investigamos as condições de produção da obra; os modelos, epistemologias e regras que nortearam sua elaboração, bem como os sentidos, significados, discursos, identidades, valores, crenças, conceitos, tendências historiográficas, concepções políticas e raciais que informam as suas representações dos antigos mayas. A percepção da historicidade dessas representações possibilita, no presente, processos de questionamento, transformação e desnaturalização de imagens que endossaram a exclusão, inferiorização e marginalização dos mayas na construção da nação mexicana.
Abstract: A study of the representations of Yucatec Mayas in the Historia Antigua de Yucatán (1883), an important historian and member of the Catholic Church who became Bishop of Yucatán in 1887. Based on a discursive approach of representations, based on Michel Foucault and Stuart Hall, we have sought to understand the “politics” of these representations, focusing on the ways in which they affected and begot worldviews, religious beliefs, scientific discourse, behaviors, pracices, ethno-racial relations and the political projects of the Yucatec elite in relation to the indigenous population of the peninsula in the second half of the 19th century. With the theoretical support of a series of texts connected to the decolonial turn, we have highlighted the role eurocentrism and epistemic racism played in the production of historiographic discourse on indigenous peoples during this time. To do so, we have investigated the work’s conditions of production; the models, epistemologies and rules which guided its elaboration, and well as the meanings, discourses, identities, values, beliefs, concepts, trends and political and racial conceptions which informed his representations of the ancient mayas. The perception of the historicity of these representations allows us, in the present, to undertake procedures of questioning, transformation and de-naturalization of the images which endorsed the exclusion, inferiorization and marginalization of the mayas and oter indigenous people in the construction of Mexican nationhood.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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