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dc.contributor.advisorOliveira, Marco Aurélio Gonçalves de-
dc.contributor.authorBarbosa, Ailson de Souza-
dc.date.accessioned2019-01-31T17:37:41Z-
dc.date.available2019-01-31T17:37:41Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.date.submitted2018-08-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ailson de Souza. Método para avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica: aspectos técnicos e comerciais. 2018. xvii, 147 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33903-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva avaliar as concessionárias de distribuição de energia elétrica do ponto de vista da qualidade do fornecimento, por meio de um único índice global baseado em um método de Apoio à Decisão Multicritério – ADM ou Multi-Criteria Decision Aid – MCDA. A abordagem proposta permite a classificação da qualidade do serviço de acordo com três dimensões: continuidade de fornecimento, conformidade de tensão e satisfação do cliente. O desafio de agregar vários indicadores em um único índice global foi alcançado por meio dos métodos Processo de Hierarquia Analítico (AHP) e Método de Organização de Classificação de Preferência para Avaliações de Enriquecimento (PROMETHEE). Com esse método é possível elaborar um ranking das distribuidoras, de forma a facilitar a avaliação regulatória do desempenho das empresas e, assim, melhora a qualidade dos serviços oferecidos pelas concessionárias. O método foi aplicado com sucesso a um conjunto de 4 e 25 distribuidoras, cada uma servindo a mais de 1 milhão de unidades consumidoras. Os resultados são relevantes para os reguladores e para a sociedade, pois proporcionarão a eles visão muito mais ampla da qualidade do serviço do que seria possível considerando os indicadores separadamente. Os benefícios potenciais do método para a avaliação do desempenho dos distribuidores, assim como para políticas regulatórias e prioridades de supervisão, são bastante evidentes. Além disso, a robustez do método foi comprovada por análise de sensibilidade. Portanto, o método deve ser adaptável aos setores de eletricidade de outros países.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMétodo para avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica : aspectos técnicos e comerciaispt_BR
dc.title.alternativeMethod for the evaluatinig the service quality provided by electricity distribution utilities : technical and commercial aspectspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnergia elétrica - distribuiçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica energéticapt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétrica - distribuição - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistribuidoras de energia elétrica - qualidade do serviçopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoShayani, Rafael Amaral-
dc.description.abstract1This study aimed to evaluate the performance of electricity distribution utilities with the use of a single global index based on a Multi-Criteria Decision Aid (MCDA) method. The proposed approach ranked service quality according to three dimensions: supply continuity, voltage conformity, and commercial quality. The challenge of aggregating the various indicators into a single global index was overcome with Analytic Hierarchy Process (AHP) and Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations (PROMETHEE) methods. The method was successfully applied to two sets of 4 and 25 distributors, each serving more than 1 million consumer units. By providing a much broader view of service quality than would be possible by considering the indicators separately, the proposed ranking method may facilitate better regulatory assessment of distributor performance, thus improving the quality of services offered by utilities. Given its characteristics, the method may be applicable to the electric power sectors of other countries.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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