Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33921
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_JoséAlexVianadaSilva.pdf6,43 MBAdobe PDFView/Open
Title: Banda sustentável : confecção de instrumentos musicais no ensino da acústica
Other Titles: Sustainable band : confection of musical instruments in the teaching of acoustics
Authors: Silva, José Alex Viana da
Orientador(es):: Santana, Ademir Eugênio de
Coorientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Física - estudo e ensino - prática
Instrumentos musicais
Acústica
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Práticas pedagógicas
Issue Date: 31-Jan-2019
Citation: SILVA, José Alex Viana da. Banda sustentável: confecção de instrumentos musicais no ensino da acústica. 2018. xv, 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino de acústica através da construção de instrumentos musicais baseado nos nipes de uma orquestra (cordofones, idiofones, aerofones e membranofones). Trabalhamos com uma metodologia qualitativa, abordando uma tendência crítica social freiriana, visando um ensino dialógico e temático (física e música), proposto através de uma problemática com vista a uma reflexão crítica e autónoma dos estudantes envolvidos. Essa atividade foi desenvolvida em turmas da segunda série do ensino médio, numa escola privada de Brasília, localizada na cidade de Águas Claras. A proposta gerou um Produto educacional, na forma de uma sequência didática, que foi aplicada em seis encontros, no contra turno. Os estudantes, mediado pelo professor, tiveram que confeccionar instrumentos musicais, coletar, com ajuda de aplicativos de smartphones, as grandezas físicas ligada a cada instrumento, demonstrando-as em forma de tabelas e gráficos e finalizando com o uso dos instrumentos numa banda musical, esta formada por cada grupo de estudantes envolvidos na proposta.
Abstract: In this work we consider an approach for teaching acoustic, through the construction of musical instruments of a orchestra napes (chordophones, idiophones, aerophones and membranophone). We work with a qualitative methodology, considering a Freiriam critical-social approach, having as a goal a dialogic and thematic teaching (physics and music), developed via a problematic, considering that the students should carried out by themselves a critical analysis. These activities where developed in a private high school in Brasilia, Aguas Claras. The methodology gave rise to a Educational Product in the form of a didactic sequence, which were applied in six meeting in the counter-term. The students, mediated by the teacher, had to built up the musical instruments, to get, with the help of smart-phone, physical variables associated to each instrument, showing the variables in tables and graphics; and at the end, the students had to use the instruments in musical band composed by themselves.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33921/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.