http://repositorio.unb.br/handle/10482/3394
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2008_JanluisDuarteOliveira.pdf | 749,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os bruxos do século XX : neopaganismo e invenção de tradições na Inglaterra do pós-guerra |
Autor(es): | Duarte, Janluis |
Orientador(es): | Dobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Álvarez |
Assunto: | Bruxaria Magia - história Feitiçaria Religião |
Data de publicação: | 2008 |
Data de defesa: | 2008 |
Referência: | DUARTE, Janluis. Os bruxos do século XX: neopaganismo e invenção de tradições na Inglaterra do pós-guerra. 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumo: | Este trabalho enfoca o surgimento de uma religião: a moderna bruxaria neopagã, ou Wicca, a partir da obra do funcionário aposentado da Coroa Britânica, Gerald Brosseau Gardner, em meados do século XX. Baseada em crenças e idéias já bastante difundidas desde fins do século anterior, mas restritas a uma parcela específica da sociedade inglesa - entre as quais se incluem as teorias antropológicas de Sir James Frazer e de Margaret Murray - poucos anos após a sua divulgação a doutrina de Gardner alcançou imensa popularidade, sendo hoje contada entre as religiões com maior número de adeptos. Além disso, causou a ressignificação não apenas do movimento neopagão, cujo cunho nacionalista ou literário é abandonado em prol do caráter religioso, como da própria figura da bruxa. O que buscamos traçar, portanto, foram não apenas as origens e influências que resultaram na síntese de Gardner, mas igualmente os fatores sociais que possibilitaram seu surgimento e sua rápida expansão, entre os quais se incluem a necessidade de recuperação de poder numa Inglaterra devastada pela guerra e que perdera a sua posição hegemônica no panorama mundial, bem como a criação de uma identidade contra-cultural em um mundo em rápida transformação. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work focuses on the birth of a new religion: the contemporary neopagan witchcraft, or Wicca, centered on the work of the retired servant of the British Empire, Gerald Brosseau Gardner, in the middle 20th Century. Based on beliefs and ideas strongly spread since the end of the last century, but restricted to a specific portion of the british society – among which are included the anthropological theories of Sir James Frazer and Margaret Murray – just a few years after its publishing, Gardner’s doctrine has reached an immense popularity, being ranked, today, between the greater religions of the world in number of adherents. In addition, it caused the resignification of not only the neopagan movement, which nationalist or literarily pattern is abandoned by means of the religious character, but also of the figure of the witch itself. What we tried to trace, this way, were not only the origins and influences that results in the Gardner’s synthesis, but also the social factors that granted its rising and its fast spreading, among which are included the need of power retrieving in a war-devastated England that has lost his hegemonic position in the world background, asides the creation of a counter-cultural identity in a fast transforming world. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2008. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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