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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33953
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Titre: Documentação narrativa com quatro professores de Música das Escolas Parque do Distrito Federal
Auteur(s): Ferreira, Alessandro Correa
Orientador(es):: Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto:: Música - instrução e estudo
Professores - formação
Escolas Parque - Brasília (DF)
Professores de música
Date de publication: 4-fév-2019
Référence bibliographique: CORREA, Alessandro. Documentação narrativa com quatro professores de Música das Escolas Parque do Distrito Federal. 2018. 356 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: Esta pesquisa tem como tema as práticas pedagógico-musicais e os saberes docentes de professores de Música, cujo foco incide sobre quatro professores de música que atuam na Escola Parque do Distrito Federal (EP). O interesse pelo tema emerge das memórias de meu contínuo processo formativo em Música ao longo da vida e da minha inserção profissional como professor de Música da SEEDF, em uma das EPs, em diálogo com a literatura da Educação Musical que trata de saberes e práticas pedagógico-musicais. O objetivo geral da pesquisa consistiu em produzir uma Documentação Narrativa (DN) com professores de Música das Escolas Parque de Brasília (EPs). Objetivos específicos: efetivar o projeto de extensão como mediação pedagógica e política; elaborar relatos de experiências com os quatro professores coparticipantes desta pesquisa, em formato de artigos; desenvolver um material pedagógico-musical oriundo das práticas docentes; compreender como os professores de Música constroem as suas práticas pedagógico-musicais dentro das EPs. A metodologia foi a Documentação Narrativa, de cunho qualitativo com foco na pesquisa-formação-ação, cujo instrumento de coleta de informações incidiu na produção colaborativa de relatos de experiências da docência de música na escola, em formato de artigos. Os coparticipantes construíram os seus relatos de experiências e trouxeram registros de apresentações musicais escolares e práticas pedagógico-musicais durante os encontros organizados por meio do projeto de extensão “A Musicobiografização na pesquisa-formação em Educação Musical”. Consiste, portanto, em um material de cunho pedagógico-musical como é a proposta metodológica da Documentação Narrativa, que ainda apresenta como resultado um processo formativo tanto no âmbito individual como no coletivo dos professores coparticipantes. Acreditamos que produzir relatos do que somos e do que fazemos na escola como professores de música poderá dar visibilidade ao que, de fato, acontece no chão da escola. São saberes que se constroem com a vida, com a universidade, mas, principalmente, com a escola e com seus pares que vivem o cotidiano das escolas públicas de educação básica deste País. É, ao mesmo tempo, uma epistemopolítica.
Abstract: This research has as its theme the pedagogical-musical practices and the teaching knowledge of music teachers, whose focus is on four music teachers who work in the Escola Parque do Distrito Federal (EP). The interest in the theme emerges from the memories of my ongoing formative process in lifelong music and my professional insertion as a music teacher from SEEDF, in one of the EPs, in dialogue with the literature of Music Education that deals with knowledge and pedagogical practices musicians. The general objective of the research was to produce a Narrative Documentation (DN) with music teachers from the Escola de Brasília (EPs). Specific objectives: to carry out the extension project as pedagogical and political mediation; to elaborate reports of experiences with the four teachers who participated in this research, in the form of articles; develop a pedagogical-musical material derived from teaching practices; understand how music teachers construct their pedagogical-musical practices within the EPs. The methodology was the Narrative Documentation, with a qualitative focus focused on research-training-action, whose instrument of information gathering focused on the collaborative production of reports of experiences teaching music in school, in articles format. The co-participants constructed their reports of experiences and brought records of school musical presentations and pedagogical-musical practices during the meetings organized through the project of extension "Musicobiografization in research-training in Music Education". It consists, therefore, in a pedagogical-musical material such as the methodological proposal of Narrative Documentation, which still presents as a result a formative process both in the individual and in the collective scope of the coparticipating teachers. We believe that producing accounts of what we are and what we do at school as music teachers can give visibility to what actually happens on the school floor. It is knowledge that is built with life, with the university, but mainly with the school and with its peers who live the daily life of the public schools of basic education in this country. It is, at the same time, an epistemopolitics.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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