Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_IdentidadeAutorrepresentacaoToadas.pdf368,3 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi
Auteur(s): Gondim, Ludmila Portela
Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto:: Bumba-meu-boi
Cantadores
Autorrepresentação
Identidade
Canção
Date de publication: mar-2013
Editeur: Revista Litteris
Référence bibliographique: GONDIM, Ludmila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena. Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi. Revista Litteris, n. 11, p. 378-392, mar. 2013.
Résumé: Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010).
Abstract: It analyses Bumba-meu-boi Maranhão´s songs, aiming the understanding about visions of singer has about him. It was selected 18 the groups’ songs: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. About manifestation, it resorts to REIS (2000) studies and others. About a methodological musical analyze and poetic cultural text´s, reading of ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007). To understand about instead of subaltern´s fragment, readings of BHABA (1998) and SPIVAK (2010).
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33975/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.