Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34002
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_HenriqueFróes.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Bergson em defesa do inconsciente : uma leitura de matéria e memória
Autor : Fróes, Henrique
Orientador(es):: Silva, Evaldo Sampaio da
Assunto:: Bergson, Henri, 1859-1941 - crítica e interpretação
Filosofia contemporânea
Inconsciente (Psicologia)
Psicologia
Filosofia - história
Fecha de publicación : 13-feb-2019
Citación : FRÓES, Henrique. Bergson em defesa do inconsciente: uma leitura de matéria e memória. 2018. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : O inconsciente era um dos temas centrais das discussões psicológicas e filosóficas no período correspondente às últimas décadas do século XIX, e, como tal, foi objeto de reflexão e elaboração por parte do filósofo francês Henri Bergson, principalmente em seu segundo livro, Matéria e Memória, lançado em 1896. Tal noção ainda era combatida por muitos: tal oposição baseava-se, em muitos casos, na concepção herdada da tradição filosófica moderna pelo qual o psicológico era identificado com a consciência. Um exemplo disso pode ser encontrado nas próprias aulas do Curso de Psicologia que Bergson ministrou quando do seu exercício docente na cidade de Clermond-Ferrant, reunidos no livro póstumo Aulas de Psicologia e de Metafísica. Diante disso, esse trabalho se propõe a efetuar o cotejo dos dois textos visando três objetivos: a) identificar, a partir das aulas do Curso de Psicologia, os principais argumentos utilizados para se opor à noção de inconsciente; b) expor as principais teses desenvolvidas em Matéria e Memória com o intuito de mostrar como essas implicam na superação daqueles argumentos; e c) tornar manifesta a teoria do inconsciente presente em Matéria e Memória.
Abstract: The unconscious was a central issue of philosophical and psychological debates during the last decades of the Nineteenth Century. As such, is was a subject of thought and elaboration by the french philosopher Henri Bergson, especially in his second book, Matter and Memory, published in 1896. The very concept of the unconscious has numerous critics, an opposition based – in many cases – on a conception inherited from a modern philosophical tradition that associated the psychological with consciousness. Ironically, one example of this association are the lecture notes of the Psychology Course that Bergson himself taught as a part of his doctorial qualification in the city of Clermond-Ferrant, which more posthumously collected in the book Leçons de psychologie et de métaphysique. This thesis proposes to examine both texts with three objectives in mind. The first is to identify, from the notes of the Psychology Course, the main arguments used to question the concept of the unconscious. The second objective is to present the main theses presented in Matter and Memory to demonstrate how they imply that Bergson overcame his initial arguments. Finally, the thesis will attempt to explicate the theory of the unconscious present in Matter and Memory.
Résumé: L'inconscient était l'un des thèmes centraux des discussions psychologiques et philosophiques de la période correspondant aux dernières décennies du XIXe siècle et, pourtant, était aussi l'objet de réflexion et d'élaboration du philosophe français Henri Bergson, notamment dans son deuxième livre, Matière et Mémoire, publié en 1896.Cette idée était encore combattue par beaucoup: une telle opposition était souvent basée sur la conception héritée de la tradition philosophique moderne par laquelle le psychique était identifié à la conscience. Un exemple de ceci peut être trouvé dans les leçons du Cours de Psychologie que Bergson a donné pendant son enseignement dans la ville de Clermond-Ferrant, rassemblées dans le livre posthume Cours I : leçons de psychologie et de métaphysique. Donc, le présent travail a pour but de faire la comparaison des deux textes visant à trois objectifs: a) identifier, à partir des leçons du Cours de Psychologie, les principaux arguments utilisés pour s'opposer à la notion d'inconscient ; b) exposer les principales thèses développées dans Matière et Mémoire afin de montrer comment elles rendent possible de surmonter ces arguments ; et c) manifester la théorie de l'inconscient présent dans la Matière et la Mémoire.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34002/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.