Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34013
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JeffersonLuizDamascenoSooma.pdf41,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenturelli, Suzete-
dc.contributor.authorSooma, Jefferson Luiz Damasceno-
dc.date.accessioned2019-02-14T10:50:36Z-
dc.date.available2019-02-14T10:50:36Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.date.submitted2018-08-10-
dc.identifier.citationSOOMA, Jefferson Luiz Damasceno. Interação e aprendizagem em redes sociais: experiências dos circuitos de aprendizagem. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34013-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM EM REDES SOCIAIS: Experiências dos Circuitos de Aprendizagem, busca compreender como os novos recursos de mídias digitais disponibilizados por uma rede social de aprendizagem que agrupou estudantes infantojuvenis, professores e monitores das escolas do Programa Mais Educação/MEC, puderam potencializar – com as suas interfaces e interação social – a aprendizagem; bem como entender se as capacidades de mobilização social e intervenção sociocultural dos estudantes e professores foram alteradas com a troca de informações e compartilhamento de ferramentas online para elaboração e implementação de projetos nos temas de Arte e Cultura, Cultura Digital, Comunicação e Uso de Mídias, Direitos Humanos e Educação Ambiental. E finalmente investigar se a aproximação virtual entre os participantes e conseqüente diminuição das fronteiras geográficas, simbólicas e hierárquicas promovida pela rede social pode afetar as comunidades, para isso foi analisado o projeto Boiká y Ixó (arco e flecha) oriundo dos 19 projetos de melhores práticas, idealizados e implementados pelos estudantes e professores por meio da participação nos Circuitos de Aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInteração e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais - análisept_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem virtualpt_BR
dc.subject.keywordMídia digital - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work INTERACTION AND LEARNING IN SOCIAL NETWORKS: Learning Circuit Experiences tries to understand how the new digital media resources made available by a social network of learning that grouped children's students, teachers and education monitors of the schools of the Programa Mais Educação/MEC; as well as to understand if the capacities of social mobilization and socio-cultural intervention of the students and teachers were altered by the exchange of information and sharing of online tools for the elaboration and implementation of projects in the subjects of Art and Culture, Digital Culture, Communication and Use of Media, Human Rights and Environmental Education. And finally, to investigate if the virtual approach among the participants and consequent diminution of the geographical, symbolic and hierarchical borders promoted by the social network can affect the communities, for that was analyzed the project Boiká and Ixó (bow and arrow) coming from the 19 projects of best practices , idealized and implemented by students and teachers through participation in the Learning Circuits.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.