Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Sooma, Jefferson Luiz Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T10:50:36Z | - |
dc.date.available | 2019-02-14T10:50:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-14 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-10 | - |
dc.identifier.citation | SOOMA, Jefferson Luiz Damasceno. Interação e aprendizagem em redes sociais: experiências dos circuitos de aprendizagem. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34013 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM EM REDES SOCIAIS: Experiências dos
Circuitos de Aprendizagem, busca compreender como os novos recursos de mídias digitais
disponibilizados por uma rede social de aprendizagem que agrupou estudantes infantojuvenis,
professores e monitores das escolas do Programa Mais Educação/MEC, puderam potencializar –
com as suas interfaces e interação social – a aprendizagem; bem como entender se as capacidades
de mobilização social e intervenção sociocultural dos estudantes e professores foram alteradas com
a troca de informações e compartilhamento de ferramentas online para elaboração e implementação
de projetos nos temas de Arte e Cultura, Cultura Digital, Comunicação e Uso de Mídias, Direitos
Humanos e Educação Ambiental. E finalmente investigar se a aproximação virtual entre os
participantes e conseqüente diminuição das fronteiras geográficas, simbólicas e hierárquicas
promovida pela rede social pode afetar as comunidades, para isso foi analisado o projeto Boiká y
Ixó (arco e flecha) oriundo dos 19 projetos de melhores práticas, idealizados e implementados pelos
estudantes e professores por meio da participação nos Circuitos de Aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia digital - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work INTERACTION AND LEARNING IN SOCIAL NETWORKS: Learning Circuit
Experiences tries to understand how the new digital media resources made available by a social
network of learning that grouped children's students, teachers and education monitors of the schools
of the Programa Mais Educação/MEC; as well as to understand if the capacities of social
mobilization and socio-cultural intervention of the students and teachers were altered by the
exchange of information and sharing of online tools for the elaboration and implementation of
projects in the subjects of Art and Culture, Digital Culture, Communication and Use of Media,
Human Rights and Environmental Education. And finally, to investigate if the virtual approach
among the participants and consequent diminution of the geographical, symbolic and hierarchical
borders promoted by the social network can affect the communities, for that was analyzed the
project Boiká and Ixó (bow and arrow) coming from the 19 projects of best practices , idealized and
implemented by students and teachers through participation in the Learning Circuits. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|