Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34013
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2018_JeffersonLuizDamascenoSooma.pdf41,3 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
Auteur(s): Sooma, Jefferson Luiz Damasceno
Orientador(es):: Venturelli, Suzete
Assunto:: Redes sociais - análise
Aprendizagem - avaliação
Aprendizagem virtual
Mídia digital - educação
Date de publication: 14-fév-2019
Référence bibliographique: SOOMA, Jefferson Luiz Damasceno. Interação e aprendizagem em redes sociais: experiências dos circuitos de aprendizagem. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: Esse trabalho INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM EM REDES SOCIAIS: Experiências dos Circuitos de Aprendizagem, busca compreender como os novos recursos de mídias digitais disponibilizados por uma rede social de aprendizagem que agrupou estudantes infantojuvenis, professores e monitores das escolas do Programa Mais Educação/MEC, puderam potencializar – com as suas interfaces e interação social – a aprendizagem; bem como entender se as capacidades de mobilização social e intervenção sociocultural dos estudantes e professores foram alteradas com a troca de informações e compartilhamento de ferramentas online para elaboração e implementação de projetos nos temas de Arte e Cultura, Cultura Digital, Comunicação e Uso de Mídias, Direitos Humanos e Educação Ambiental. E finalmente investigar se a aproximação virtual entre os participantes e conseqüente diminuição das fronteiras geográficas, simbólicas e hierárquicas promovida pela rede social pode afetar as comunidades, para isso foi analisado o projeto Boiká y Ixó (arco e flecha) oriundo dos 19 projetos de melhores práticas, idealizados e implementados pelos estudantes e professores por meio da participação nos Circuitos de Aprendizagem.
Abstract: This work INTERACTION AND LEARNING IN SOCIAL NETWORKS: Learning Circuit Experiences tries to understand how the new digital media resources made available by a social network of learning that grouped children's students, teachers and education monitors of the schools of the Programa Mais Educação/MEC; as well as to understand if the capacities of social mobilization and socio-cultural intervention of the students and teachers were altered by the exchange of information and sharing of online tools for the elaboration and implementation of projects in the subjects of Art and Culture, Digital Culture, Communication and Use of Media, Human Rights and Environmental Education. And finally, to investigate if the virtual approach among the participants and consequent diminution of the geographical, symbolic and hierarchical borders promoted by the social network can affect the communities, for that was analyzed the project Boiká and Ixó (bow and arrow) coming from the 19 projects of best practices , idealized and implemented by students and teachers through participation in the Learning Circuits.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34013/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.