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Titre: O foco da gramática : no ensino contemporâneo de línguas
Auteur(s): Péres, Maria José Ferreira
Orientador(es):: Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
Assunto:: Língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - gramática
Linguagem e línguas - aprendizagem
Date de publication: 2007
Référence bibliographique: PÉRES, Maria José Ferreira. O foco da gramática: no ensino contemporâneo de línguas. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Departamento de Linguas Estrangeiras e Tradução, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: O estudo gramatical tem sido a preocupação recorrente dos estudiosos relacionados à área de ensino/aprendizagem de línguas. Desde a definição do que é gramática, que tipo de gramática é mais indicada em uma situação ou mais adequada, e como construí-la, são estudos presentes quando procuramos nos inteirar de sua história. A questão que se coloca, é se a aula deve ser norteada pela gramática ou se deve ser uma contribuição para a construção do saber na nova língua, permitindo ao aprendiz caminhar em direção a sua competência comunicativa. Neste trabalho fala-se sobre a gramática na sala de aula de português língua estrangeira, no tocante à maneira de abordá-la em grupos de diferentes níveis de proficiência lingüística – Iniciante II e Avançado II – em duas situações específicas: quando o professor é solicitado a elucidar um determinado aspecto gramatical e quando ele traz a explicação para as aulas. A escolha da sala de aula e do professor como o sujeito da pesquisa foi proposital, por ser a preocupação dos estudiosos da Lingüística Aplicada o processo de ensino/aprendizagem de línguas, que se materializa no momento da aula e por isto passível de observação. Neste estudo verificou-se que a gramática está presente na sala de aula com diferentes focos. No nível Iniciante II, a gramática é apresentada mais do que solicitada. No nível Avançado II o professor faz uso do ensino da gramática mais quando solicitado. Embora as ações de ensinar e aprender tenham maneiras diferentes de tratamento, percebeu-se que ambas promovem o uso da língua-alvo no contexto da pesquisa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The grammatical study it has been the recurrent concern of the scholars related to the education area/learning of languages. Since the definition of what she is grammatical, that type of grammar more is indicated in an adjusted situation or more, and as to construct it, are studies gifts when we look for in making entire them about its history. The question that if places, is if the lesson must be guided by the grammar or if it must be a contribution for the construction of knowing in the new language, allowing to the apprentice to walk in direction its communicative ability. In this work it is said on the grammar in the classroom of Portuguese foreign language, in regards to the way to approach it in groups of different levels of linguistic proficiency - Beginning II and Advanced II - in two specific situations: when the professor is requested to elucidate one definitive grammatical aspect and when it brings the explanation for the lessons. The choice of the classroom and the professor as the citizen of the research was purposeful, for being the concern of studious of the Applied Linguistics the process of education/learning of languages, that if materializes at the moment of the lesson and for this of comment. In this study it was verified that the grammar is present in the classroom with different center of attention. In Beginning level II, the grammar is presented more than what requested. In Advanced level II the professor makes use of the education of the grammar more when requested. Although the actions to teach and to learn have different ways of treatment, it perceived that both promote the use of the language-target in the context of the research.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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