http://repositorio.unb.br/handle/10482/34185
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_JéssicaFerreiraSantos.pdf | 569,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise do efeito da Prova Brasil em duas escolas públicas do Distrito Federal |
Autor(es): | Santos, Jéssica Ferreira |
Orientador(es): | Jesus, Girlene Ribeiro de |
Assunto: | Prova Brasil Avaliação educacional Educação e Estado Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Educação básica Planejamento educacional |
Data de publicação: | 14-Mar-2019 |
Data de defesa: | 27-Ago-2018 |
Referência: | SANTOS, Jéssica Ferreira. Análise do efeito da Prova Brasil em duas escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 59 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa, de caráter exploratório, fazendo uso de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar o efeito da política de avaliação da educação básica do governo federal, implementada por meio da Prova Brasil em escolas públicas do Distrito Federal. Para tanto, foram selecionadas duas escolas públicas, localizadas em diferentes regiões do Distrito Federal, que obtiveram resultado tanto abaixo, quanto acima do esperado, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas com professores e gestores das duas escolas, além de análise documental do projeto político pedagógico de ambas, a fim de verificar se a política de avaliação da educação básica é mencionada ou considerada nesse documento. Também foram levantados os resultados do Ideb das escolas selecionadas e do Distrito Federal, entre os anos de 2005 e 2015. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicaram que apesar das diferentes circunstâncias e realidades, ambas as escolas levam em consideração o feedback do índice e das avaliações, sempre buscando o melhor na prática do ensino. Como os critérios de avaliação são gerais, acabam por desconsiderar particularidades de cada escola. A do Ideb baixo tem limitações mais acentuadas que a do Ideb alto, o que torna relativamente inapropriado o parâmetro avaliativo utilizado. Contudo, apesar do aspecto genérico observado, as avaliações são imprescindíveis. A partir delas, são fornecidas informações que fundamentam a tomada de decisão, além de revelar pontos fracos e fortes do trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica durante o ano escolar. Com isso, pode-se concluir que as avaliações externas colaboram para o fortalecimento do planejamento no âmbito interno, viabilizando maiores avanços na educação dos estudantes da escola. Já no âmbito externo, é perceptível a carência no retorno de informações a respeito do que o Governo faz com os resultados obtidos na Prova Brasil. A presente pesquisa visa contribuir com a avaliação dessa política pública, que desde 2005 vem trazendo accountability para a educação básica no país. |
Abstract: | This exploratory dissertation, using a qualitative approach, has the objective of analyzing the effect of the evaluation policy of basic education of the federal government, implemented through the Prova Brasil in public schools of the Federal District. Therefore, were selected two public schools, located in different regions of the Federal District, which obtained both below and above expected results in the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb (Basic Education Development Index). For the data collection, were made interviews with teachers and managers of both schools, besides documentary analysis of the pedagogical political project of both, in order to verify if the policy of evaluation of basic education was mentioned or considered in this document. Were also analyzed the Ideb results of the selected schools and of the Federal District between 2005 and 2015. The results obtained in this research indicated that despite the different circumstances and realities, both schools consider the feedback of index and evaluations, always pursuing the best teaching practice. As the evaluation process is general, particularities of each school are disconsidered. The lower Ideb has more severe limitations than the higher Ideb, which makes the evaluative parameter used relatively inappropriate. However, despite the general aspect observed, the evaluations are essential. With them information is provided basing decision-making, besides revealing weaknesses and strengths of the work developed by the pedagogical team during the year. Then can be concluded that the external evaluations collaborate to improve the planning in the internal scope, making possible more advances in the education of the students. In external scope, the lack of information on what the Government does with the results obtained in the Prova Brasil is noted. This research intends to contribute to the evaluation of this public policy, which since 2005 has been bringing accountability to basic education in Brazil. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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