http://repositorio.unb.br/handle/10482/34207
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2018_PauloHenriqueMartinsdeJesus.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Ser no tempo : imagem, tecnologia e subjetividade no mundo contemporâneo |
Autor : | Jesus, Paulo Henrique Martins de |
Orientador(es):: | Sanz, Cláudia Linhares |
Assunto:: | Fotografia Imagem Subjetividade Tempo Fotografia - aspectos sociais |
Fecha de publicación : | 14-mar-2019 |
Data de defesa:: | 26-mar-2018 |
Citación : | JESUS, Paulo Henrique Martins de. Ser no tempo: imagem, tecnologia e subjetividade no mundo contemporâneo. 2018. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | Nesta dissertação estudam-se as formas pelas quais o sujeito contemporâneo, a partir das imagens, se relaciona com o tempo – passado, presente e futuro. Parte-se do pressuposto de que as tecnologias da imagem e os regimes de visibilidade participam de transformações relevantes nos modos como o sujeito se relaciona consigo, com as imagens e com o tempo, instaurando novos sentidos para o tempo vivido e a própria subjetividade. Por meio da perspectiva genealógica, analisam-se as relações estabelecidas para compreender as configurações dos modos de ser e estar, bem como perceber os deslocamentos de valores, os discursos e as disputas de poder. Ser no tempo, e no tempo presente, parece ser o imperativo contemporâneo. O tempo é sempre agora, o instante presente; as memórias, o passado, invadem o presente e o futuro é antecipado ou adiado, de forma que o sujeito se livre do risco e permaneça no presente. Só se é no tempo. No tempo que se faz presente, no tempo que se faz agora. |
Abstract: | In this dissertation are studied the ways in which the contemporary subject relates itself to the time – past, present and future – from the images. It is assumed that the technologies of image and the regimes of visibility participate in relevant transformations in the ways in which the subject relates to himself, to the images and to the time, instituting new meanings for the lived time and for the subjectivity itself. By the genealogical perspective the relations established are analysed in order to understand the configurations of the ways of being, as well as to perceive the displacements of values, the speeches and the power disputes. Being in time and in the present time seems to be the contemporary imperative. Time is always now, the present instant; the memories and the past invade the present and the future is anticipated or postponed, so that the subject is free of risk and remains in the present. One is only in time. In the time that is present, in the time that is made now. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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