http://repositorio.unb.br/handle/10482/34243
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_AnaPaulaBarbosaBarrenechea.pdf | 6,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Fotocena : uma cena suspensa de um devir teatral |
Autor : | Barrenechea, Ana Paula Barbosa |
Orientador(es):: | Camara, Rogerio José |
Assunto:: | Fotografia Performance (Arte) Discurso imagético Neologismo Manipulação digital |
Fecha de publicación : | 1-abr-2019 |
Data de defesa:: | 30-jul-2018 |
Citación : | BARRENECHEA, Ana Paula Barbosa. Fotocena: uma cena suspensa de um devir teatral. 2018. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A presente pesquisa formula possibilidades de composições fotográficas a partir de um campo híbrido entre fotografia, performance, teatro, ficção e manipulação digital. A principal contribuição da dissertação é a formulação do neologismo fotocena como uma manifestação artística que se apropria de alguns elementos considerados secundários ao fazer teatral para criar um discurso imagético no campo da fotografia, sua fabricação desloca o referente fotográfico de seu espaço tradicional e o ressignifica porque o artificializa, o teatraliza, inventa sua encenação. Para indicar que tipos de fotografia se adequam ao neologismo fotocena analisamos trabalhos artísticos como os de Cindy Sherman, Jeff Wall, Eillen Cowin, Elinor Carucci, Sophie Calle, Karen Knorr, Sandy Skoglund, Ruth Sousa; as séries: Bolinhas, Sobre sombrinhas e galochas, Ela sonha com scarpins e Copo sujo desenvolvidas por mim. |
Abstract: | The present research formulates possibilities of photographic compositions from a hybrid field between photography, performance, theathre, fiction and digital manipulation. The main contribution of the dissertation is the formulation of the photoscene neologism as an artistic manifestation that appropriates some secondary elements of the theatrical labour to create an imagnation discourse in the field of photography. The fabrication of the photoscene moves the photografic referent from its traditional space and resignifies it by artificializing it, theatricalises, invents its staging. To indicate what types of photography are apropriate to the photoscene neologismo, we analyze artística Works such as the ones from Cindy Sherman, Jeff Wall, Eillen Cowin, Elinor Carucci, Sophie Calle, Karen Knorr, Sandy Skoglund, Ruth Sousa; the series: Bolinhas, Sobre sombrinhas e galochas, Ela sonha com scarpins and Copo sujo coined by me. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.