Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Ricardo José Dourado | - |
dc.contributor.author | Camelo, Jonas Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T17:48:54Z | - |
dc.date.available | 2019-04-03T17:48:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CAMELO, Jonas Ramos. A construção da aculturação musical de crianças com Síndrome de Down no contexto da musicalização inclusiva na PMDF. 2018. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34309 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado discutiu a construção da aculturação musical das crianças com a
síndrome de Down (SD). O projeto social foi implementado na Academia de Polícia Militar do
Distrito Federal (PMDF) denominado “Musicalização Inclusiva”, o qual propõe atividades
psicopedagógicas com crianças comuns e com necessidades educativas especiais em que a
ferramenta principal condutora é a música, sendo que o foco é a inclusão. O objetivo geral do
estudo foi investigar como as crianças com SD são beneficiadas através da aculturação musical
no projeto. Os objetivos específicos foram identificar como as crianças com SD conseguem
desenvolver atividades musicais por meio da aculturação, verificar quais os benefícios que
crianças estão tendo com o projeto e identificar mudanças percebidas no desenvolvimento
musical das crianças a partir da participação no projeto. Para tanto, foi realizada uma breve
revisão de literatura, contextualizando a Música e Inclusão de crianças com NEE, educação
inclusiva, musicalização inclusiva, desenvolvimento das crianças com SD, suas limitações e
expectativas relacionadas a música e inclusão de crianças com SD. O referencial teórico
proposto foi o postulado pela Zona de Desenvolvimento proximal (ZDP) e também a Teoria da
Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, a partir do que trago as interações sociais, comum
entre os autores. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante. Os resultados mostram
que a aculturação musical que cada criança adquiriu foi construída no decorrer desta pesquisa,
principalmente pela interação positiva da família, e que a aculturação proporcionou às crianças
não somente o desenvolvimento afetivo e social, mas também o desenvolvimento cognitivo das
mesmas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção da aculturação musical de crianças com Síndrome de Down no contexto da musicalização inclusiva na PMDF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject.keyword | Síndrome de Down - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo - infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polícia militar - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's research discussed the construction of musical acculturation of children with
Down Syndrome (DS). As a cut of the research, the social project implemented in the Military
Police Academy of the Federal District (PMDF) called "Musicalização Inclusiva" was
described, which proposes psychopedagogical activities with ordinary and with special
educational needs children, in which the main conductive tool is music and the focus is
inclusion. The overall objective of the study was to investigate whether children with DS are
benefited through musical acculturation in the project; and the specific objectives were to
identify whether children with DS can develop musical activities through acculturation; to
check what benefits children are having with the project; and identify perceived changes in
children's musical development from participation in the project. To do so, I do a brief review
of the literature, contextualizing Music and Inclusion of children with special educational
needs, Inclusive Education, with the inclusive musicalization, the development of children with
DS, their limitations and expectations related to music, and inclusion of children with DS. The
proposed theoretical framework was the postulated by the Zone of Proximal Development
(ZPD) and also Edwin Gordon’s Music Learning Theory, from which I bring the social
interactions, common among the authors. The methodology used was the participant research.
The results show that the musical acculturation that each child acquired was built over the
course of this research, mainly through the positive interaction of the family, and that the
acculturation provided to the children, not only the affective and social development, but also
the cognitive development of them. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|