http://repositorio.unb.br/handle/10482/34309
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_JonasRamosCamelo.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A construção da aculturação musical de crianças com Síndrome de Down no contexto da musicalização inclusiva na PMDF |
Auteur(s): | Camelo, Jonas Ramos |
Orientador(es):: | Freire, Ricardo José Dourado |
Assunto:: | Síndrome de Down Síndrome de Down - crianças Música - crianças Música - instrução e estudo - infanto-juvenil Polícia militar - Distrito Federal (Brasil) |
Date de publication: | 12-mar-2019 |
Data de defesa:: | 31-jui-2018 |
Référence bibliographique: | CAMELO, Jonas Ramos. A construção da aculturação musical de crianças com Síndrome de Down no contexto da musicalização inclusiva na PMDF. 2018. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Esta pesquisa de mestrado discutiu a construção da aculturação musical das crianças com a síndrome de Down (SD). O projeto social foi implementado na Academia de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) denominado “Musicalização Inclusiva”, o qual propõe atividades psicopedagógicas com crianças comuns e com necessidades educativas especiais em que a ferramenta principal condutora é a música, sendo que o foco é a inclusão. O objetivo geral do estudo foi investigar como as crianças com SD são beneficiadas através da aculturação musical no projeto. Os objetivos específicos foram identificar como as crianças com SD conseguem desenvolver atividades musicais por meio da aculturação, verificar quais os benefícios que crianças estão tendo com o projeto e identificar mudanças percebidas no desenvolvimento musical das crianças a partir da participação no projeto. Para tanto, foi realizada uma breve revisão de literatura, contextualizando a Música e Inclusão de crianças com NEE, educação inclusiva, musicalização inclusiva, desenvolvimento das crianças com SD, suas limitações e expectativas relacionadas a música e inclusão de crianças com SD. O referencial teórico proposto foi o postulado pela Zona de Desenvolvimento proximal (ZDP) e também a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, a partir do que trago as interações sociais, comum entre os autores. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante. Os resultados mostram que a aculturação musical que cada criança adquiriu foi construída no decorrer desta pesquisa, principalmente pela interação positiva da família, e que a aculturação proporcionou às crianças não somente o desenvolvimento afetivo e social, mas também o desenvolvimento cognitivo das mesmas. |
Abstract: | This master's research discussed the construction of musical acculturation of children with Down Syndrome (DS). As a cut of the research, the social project implemented in the Military Police Academy of the Federal District (PMDF) called "Musicalização Inclusiva" was described, which proposes psychopedagogical activities with ordinary and with special educational needs children, in which the main conductive tool is music and the focus is inclusion. The overall objective of the study was to investigate whether children with DS are benefited through musical acculturation in the project; and the specific objectives were to identify whether children with DS can develop musical activities through acculturation; to check what benefits children are having with the project; and identify perceived changes in children's musical development from participation in the project. To do so, I do a brief review of the literature, contextualizing Music and Inclusion of children with special educational needs, Inclusive Education, with the inclusive musicalization, the development of children with DS, their limitations and expectations related to music, and inclusion of children with DS. The proposed theoretical framework was the postulated by the Zone of Proximal Development (ZPD) and also Edwin Gordon’s Music Learning Theory, from which I bring the social interactions, common among the authors. The methodology used was the participant research. The results show that the musical acculturation that each child acquired was built over the course of this research, mainly through the positive interaction of the family, and that the acculturation provided to the children, not only the affective and social development, but also the cognitive development of them. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.