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Título : De discentes a docentes : narrativas de professores dos anos iniciais sobre as suas experiências em matemática
Autor : Jesus, Bárbara Ghesti de
Orientador(es):: Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto:: Matemática - estudo e ensino
Professores pedagogos
Matemática - educação
Fecha de publicación : 3-abr-2019
Citación : JESUS, Bárbara Ghesti de. De discentes a docentes: narrativas de professores dos anos iniciais sobre as suas experiências em matemática. 2018. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa acerca das experiências e práticas em matemática de treze professores dos anos iniciais, licenciados em Pedagogia, por meio de suas narrativas. Foi estabelecido como objetivo geral compreender as narrativas de professores dos anos iniciais sobre suas experiências discentes e docentes em matemática, perpassando por três objetivos específicos que analisaram a forma como as experiências discentes dos professores pedagogos reverberam no fazer matemática junto aos seus estudantes; conheceram as experiências constitutivas das concepções sobre aprendizagem matemática dos professores pedagogos, a influência da família e a relação com o ambiente e os atores escolares; e interpretaram os momentos e formas em que os professores pedagogos foram apresentados (ou não) ao encantamento da aprendizagem matemática e como eles despertam (ou não) a descoberta da aprendizagem matemática por meio da boniteza e da alegria (FREIRE, 1996). O trabalho integra o campo da educação matemática, especialmente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visando alcançar os resultados da pesquisa, traçou-se os procedimentos metodológicos baseados no campo da pesquisa biográfica, à luz de preceitos da pesquisa narrativa. As informações da pesquisa foram construídas com entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa e foram analisadas sob a perspectiva da análise compreensiva-interpretativa. As narrativas desvelaram experiências em matemática marcadas pela agressividade física e psicológica pela maior parte dos professores colaboradores, revelaram sentimentos de resistência e dúvidas em relação à disciplina e mostraram que a aprendizagem matemática, ainda hoje, baseia-se em atividades com poucas características de ludicidade. Os reflexos das experiências discentes vividas ao longo da aprendizagem matemática reverberam na prática docente da totalidade dos professores pedagogos colaboradores.
Abstract: This dissertation presents a qualitative research about the experiences and practices in mathematics of thirteen teachers of the initial years, licensed in Pedagogy, by means of their narratives. It was stablished as general objective to comprehend the narratives of the initial years teachers about their own experiences as students and as teachers in math, going through three specific objectives that analyzed how the student experience of the pedagogical teachers reverberate in doing mathematics with their students; knew the constitutive experiences of the conceptions about mathematical learning of the pedagogical teachers, the family influence and the environment relation and the school actors; and interpreted the moments and ways in which pedagogical teachers were presented (or not) to the mathematical learning enchantment and how they awaken (or not) the discovery of mathematical learning through beautifulness and joy (FREIRE, 1996). This work integrates the mathematics education field, especially of the initial years of Elementary School. To achieve the research results, it was traced the methodological procedures based on the field of biographical research, in light of the narrative research percepts. The research information was gathered through semi-structured interviews and talk wheels and they were analyzed from the perspective of the comprehensive-interpretive analysis. The narratives unveiled experiences in mathematics marked by physical and psychological aggression by most of the collaborating teachers, revealed feelings of resistance and doubts about the subject and showed that mathematical learning, still today, is based on activities with just a few of playfulness characteristics. The reflections of the learned experiences lived throughout the mathematical learning
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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