Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro e | - |
dc.contributor.advisor | Tacussel, Patrick | - |
dc.contributor.author | Rufino, Raquel de Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T19:19:24Z | - |
dc.date.available | 2019-04-03T19:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-28 | - |
dc.identifier.citation | RUFINO, Raquel de Holanda. Estética do espaço cinematográfico: uma reflexão sobre a imagem da cidade no cinema. 2018. 176 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34317 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O espaço no cinema é visto nesta tese como uma criação iniciada no interior de uma obra,
ultrapassando a superfície da tela para envolver também o espaço de ação do inconsciente
do espectador. Enquanto importante elemento cinematográfico, o espaço possibilita ao
espectador o reconhecimento de um conjunto de códigos narrativos que o conduzem a uma
experiência com a obra. Sendo assim, temos por objeto de estudo o espaço no cinema, em
especial àquele que toma a cidade como espaço cinematográfico. Consideramos que ter a
cidade como ambiente específico contribui para a compreensão da maneira como cinema
possibilita uma experiência afetiva com esse espaço. Diante desse contexto, nosso objetivo
foi ampliar a reflexão em torno do espaço no cinema tendo como suporte a busca de uma
poética das experiências estéticas nos espaços das cidades do Recife (Pernambuco) e de
Marseille (França) a partir das obras A Febre do Rato (2011), de Cláudio Assis e Xi you
(2014), de Tsai Ming-liang. Nesse sentido, o cinema é visto enquanto uma arte que oferece
uma experiência fenomenológica na qual o espectador coloca seu corpo e sua consciência
no meio da discussão acerca do espaço no cinema. A partir desse ponto de vista, temos
como aporte teórico e metodológico a fenomenologia numa perspectiva de análise da
imagem no cinema como fenômeno que acontece no momento em que ela surge na
consciência sensível do homem. Compreendemos que a fenomenologia conduz o olhar
para o objeto de estudo a partir dele mesmo, do processo que ele produz. E, por isso, a
relação entre espectador e filme se insere no centro da experiência fílmica. Por fim, as
análises desenvolvidas nos levam à conclusão de que o espaço no cinema pode ser
compreendido como espaços atravessados e vazios, categorias estéticas baseadas na
percepção do fenômeno do espaço no interior da experiência cinematográfica cujas
criações imagéticas vistas na tela se complementam com as construções imaginárias do
espectador, que encontram na prática da errância um modo de habitar o espaço, uma fonte
de novos olhares e um forte alicerce na reinvenção do espaço no cinema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estética do espaço cinematográfico : uma reflexão sobre a imagem da cidade no cinema | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço cinematográfico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The cinema space is presented in this thesis as a creation initiated inside the movie and
interacting beyond the surface of the screen to also involve the action of spectator’s
unconscious. As an important film element, the space makes possible the spectator to
recognize a set of narrative codes leading him to an experience with the film. Therefore,
the cinema space turns the study object, especially to the movies that take the city as a
cinematographic space. We consider that having the city as a specific environment
contributes to the understanding of how cinema allows an affective experience with this
space. In view of this context, our objective is to broaden the reflection around the space in
the cinema having as support the search for a poetic of the aesthetic experiences in the
Recife (Pernambuco) and Marseille (França) cities through the films A febre do rato
(2011), realized by Cláudio Assis, and Xi you (2014), by Tsai Ming-liang. In this sense,
cinema is seen as an art offering a phenomenological experience, in which the spectator
places his body and his consciousness in the middle of the discussion about cinema space.
From this point of view, we have the approach of theoretical and methodological
phenomenology for a perspective of image analysis in the cinema as a phenomenon that
happens at the moment in which it arises in the man’s sensitive consciousness. We
understand that phenomenology drives the look at the object of study from itself, through
the process it produces. And because of this, the relation between spectator and film is
inserted at the center of the film experience. Finally, this research analysis leads us to the
conclusion that cinema space can be understood as spaces crossed and empty. Aesthetic
categories based on the perception of the space phenomenon within the cinematographic
experience whose imagery creations seen on the screen are complemented by the spectator
constructions. By this way, the spectator finds a source of new looks and a strong
foundation in the reinvention of cinema space through this practice of wandering a way of
inhabiting space. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|