Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/34348
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ImportanciaPequenasPropriedades.pdf380,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A importância das pequenas propriedades agrícolas no modelo de desenvolvimento rural alternativo : o caso do leite a pasto da COOPERVAP
Autor(es): Nogueira, Laura Karoliny da Silva
Britto, Maria Júlia Pantoja
Reis, Tatiana Monteiro
Balestro, Moisés Villamil
Assunto: Autonomia
Desenvolvimento rural
Leite - produção
Data de publicação: 2018
Editora: Asociación Latinoamericana de Sociología Rural
Referência: NOGUEIRA, Laura Karoliny et al. A importância das pequenas propriedades agrícolas no modelo de desenvolvimento rural alternativo: o caso do leite a pasto da COOPERVAP. In: CONGRESO ALASRU, 10., 2018, Montevideo.
Resumo: Esta pesquisa aborda novos conceitos, práticas e tendências que ocupam papel central no debate sobre desenvolvimento rural. O estudo em tela foi realizado em uma cooperativa localizada em Paracatu (MG) que buscou viabilizar a produção de leite dos seus pequenos produtores utilizando métodos alternativos àqueles adotados pela produção convencional. Assim, a experiência da Cooperativa aqui estudada privilegiou o processo de busca por autonomia do agricultor, evidenciado em várias partes do mundo, em detrimento das ordens dos mercados capitalistas e globalizados. Para tanto, foram integradas abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Mais especificamente, foram conduzidas entrevistas em profundidade com representantes da organização estudada, bem como desenvolvidos e aplicados questionários à uma amostra de 25 produtores. Os resultados obtidos indicaram que o Projeto Leite Pasto possibilitou aos produtores outras práticas sobre a gestão da produção e a preservação ambiental. Os resultados dessa investigação mostram também que um sistema de produção alinhado com elementos do modelo de desenvolvimento rural alternativo foram consistentes com a inclusão de pequenos produtores de leite inviáveis no sistema de produção convencional. Por fim, foi possível constatar uma maior autonomia, mais renda e bem-estar, com maior saúde do trabalhador e do animal.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Maria Júlia Pantoja Britto, em 08 de abril de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.