Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Neuza de Farias | - |
dc.contributor.author | Barroso, Elisangela Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T17:10:57Z | - |
dc.date.available | 2019-04-23T17:10:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-20 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Elisangela Pereira. A prática do turismo no ensino especial: possibilidade de inclusão cidadã do sujeito com deficiência. 2018. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34402 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo compreender a prática do turismo na educação
especial como fonte de inclusão, construção da identidade, cidadania e prazer.
A escola inclusiva tem por pressupostos básicos desenvolver o convívio com as
diversidades, respeitar as singularidades e compreender os educandos como pessoas diferentes umas
das outras e com identidades diversas.
A escola torna se inclusiva a partir do momento que passa a perceber as diferenças e
particulares de cada aluno perante o processo educativo e procura maneiras para que todos tenham
uma participação efetiva na aquisição do conhecimento.
Nessa perspectiva de educação, o turismo pedagógico pode se apresentar como um
mecanismo de inclusão. Passear para conhecer a história, cultura, geografia, economia e
organização social das comunidades e região nas quais o aluno se encontra e mostrar uma nova
realidade, pode despertar o sentimento de pertencimento à sociedade e a compreensão do seu papel
de cidadão.
A prática do turismo pedagógico nas classes especiais tem por objetivo relacionar os
conhecimentos trabalhados na sala de aula com os saberes do cotidiano fora dos muros da escola,
visando a construção de conhecimentos significativos para a cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A prática do turismo no ensino especial : possibilidade de inclusão cidadã do sujeito com deficiência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to comprehend the practice of tourism in special education as a
source of inclusion, identity construction, citizenship and joy. Inclusive school has as basic
presuppositions to develop the conviviality with diversities, to respect the singularities and to
understand the learners as different people from each other and with diverse identities.
The school becomes inclusive from the moment it comes to perceive the differences and
particularities of each student before the educational process and looks for ways for all to have an
effective participation in the acquisition of knowledge. In this perspective of education, pedagogical
tourism can present itself as an inclusion mechanism. Strolling to know the history, culture,
geography, economy and social organization of the communities and region in which the student is
and show a new reality can awaken the feeling of belonging to society and the understanding of
their role as citizen.
The practice of pedagogical tourism in special classes has the objective of relating the
knowledge worked in the classroom with the everyday knowledge outside the school walls, aiming
at building meaningful knowledge for citizenship. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Excelência em Turismo (CET) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|