http://repositorio.unb.br/handle/10482/34483
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2018_JamesDuíliodeSouzaMelo.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos |
Auteur(s): | Melo, James Duílio de Sousa |
Orientador(es):: | Gauche, Ricardo |
Assunto:: | Química - estudo e ensino Educação de jovens e adultos Aprendizagem cooperativa Automedicação |
Date de publication: | 30-avr-2019 |
Data de defesa:: | 26-oct-2018 |
Référence bibliographique: | MELO, James Duílio de Sousa. Uma proposta de ensino de química utilizando aprendizagem cooperativa na educação de jovens e adultos. 2018. 247 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de aulas baseada em um Plano de Unidade como estratégia de ensino-aprendizagem inspirada na Aprendizagem Cooperativa, junto aos educandos do 3.º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do Distrito Federal. O conteúdo químico que norteou esse trabalho foi o reconhecimento de funções orgânicas, utilizando como tema gerador inicial: a Automedicação. A temática possibilitou discutir situações relacionadas ao uso indiscriminado de medicamentos por pessoas, em especial por educandos da EJA. A opção pela utilização da Aprendizagem Cooperativa se pautou no fato de ser uma metodologia de ensino que favorece o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a participação ativa dos educandos, promovendo não apenas a construção do conhecimento, mas também o desenvolvimento das competências sociais. Essa pesquisa resultou no desenvolvimento de uma Proposição Didática intitulada: Guia de apoio para a Educação de Jovens e Adultos: Reconhecimento de Funções Orgânicas utilizando a Automedicação como tema gerador, instrumento pedagógico inspirado nos princípios da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados obtidos podem se constituir como um norte para pesquisas futuras que favoreçam o protagonismo estudantil, valorizem o cotidiano do sujeito que aprende, auxiliando no seu processo de tomada de decisão e, ao mesmo tempo, preparando o educando para questionar, participar e construir coletivamente soluções criativas para problemas sociais. |
Abstract: | This work had the aim of analyzing the contribution of a sequence of classes based on a Unit Plan as a strategy of learning. It was inspired in Cooperative Learning and it was also made with learners from the 3rd segment of EJA in a public school in Distrito Federal. The Chemistry subject used in the work was the recognition of Organic Function. The generator theme was self-medication. This issue made it possible to discuss situations related to the excess of self-administer treatments, especially by students from EJA. The option to use Cooperative Learning was guided by the fact it was a learning methodology that favors the development of pedagogical work. It also uses the active participation of learners, promoting not only the construction of knowledge, but also the development of social proficiency. The research resulted in the development of a method (didatics) proposition called: Guia de apoio para a Educação de Jovens e Adultos: Reconhecimento de Funções Orgânicas utilizando a Automedicação como tema gerador, a pedagogical instrument inspired on Cooperative Learning. The results obtained can be a guide to future works that favor leading students and it can also appraise the students ‘day-by-day. It´ll help in their decisions and prepare them to ask, participate and build creative solutions to social issues. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018. |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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