Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34547
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_PoliticaAcaoAfirmativa.pdf153,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Política de ação afirmativa em cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília
Autor(es): Coelho, Selma Monteiro
Assunto: Programas de ação afirmativa
Política pública
Políticas educacionais
Pós-graduação
Data de publicação: 2018
Referência: COELHO, Selma Monteiro. Política de ação afirmativa em cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília. 2018. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES, 21., 2018, Santiago do Chile.
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar o cenário inerente à prática de políticas de ação afirmativa nos cursos de pós-graduação strictu sensu da Universidade de Brasília a partir de pesquisas recentes realizadas em editais de seleção para cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Realizou-se também um levantamento, em sistemas institucionais, de registro de alunos cotistas egressos (negros) de departamentos distintos de graduação, divididos entre um que oferta vagas para demandantes de políticas afirmativas na pós-graduação e outro que não aderiu à política na pós, para verificação de ingresso desses egressos em cursos de pós da UnB. A pesquisa visa, ainda, analisar e descrever o contexto dessa política no Brasil e sua contextualização histórica a partir de revisão bibliográfica. Os resultados encontrados indicam que, embora tenha havido um aumento considerável no número de Programas de pós-graduação que aderiram à política de ação afirmativa desde 2015 na UnB, atualmente apenas 6% desses cursos aderiram à política, evidenciando que existe uma imensa lacuna a ser preenchida. Por haver pouco quantitativo de cursos que a implementaram, sugere-se, assim, uma pesquisa mais abrangente com o intuito de levantar formas de corroborar com as políticas de incentivo de participação dos Programas de pós stricto sensu em ações afirmativas, uma vez que a adoção da política por parte desses cursos ainda é principiante e pouco representativa.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Servidora Selma Monteiro Coelho, em 02 de maio de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.