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dc.contributor.advisorMoura Filho, Augusto César Luitgards-
dc.contributor.authorMartins, Raquel-
dc.date.accessioned2019-05-09T17:35:09Z-
dc.date.available2019-05-09T17:35:09Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.date.submitted2018-11-30-
dc.identifier.citationMARTINS, Raquel. Currículo em movimento: reflexões de professores sobre criticidade e autonomia. 2018. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34592-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.pt_BR
dc.description.abstractQuando o Curriculo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal foi apresentado ao Centros de Língua do Distrito Federal, ficava patente a necessidade de se refletir sobre a forma como as aulas eram ministradas. Ancorado em pressupostos da Teoria Crítica, o novo currículo propunha a formação do cidadão autônomo e crítico. Esses termos, no entanto, não se apresentam claros no documento, permitindo uma série de interpretações. Dessa forma, o presente trabalho objetivo investigar o entendimento de professores de língua estrangeira acerca dos construtos autonomia (por ex. BENSON,1996,1997,2013; LITTLE, 1991,2005; LITTLEWOOD,1996) e criticidade (por ex. IRA SHOR,1994; JORDÃO,2013; JORDÃO e FOGAÇA,2007; WALTERS,1994) para, então, averiguar o impacto que tais percepções têm na prática desses profissionais. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa, de cunho etnográfico (FETTERMAN,2008; WATSON-GEGEO, 1997), em um Centro de Línguas, escolas públicas do Distrito Federal voltadas para o ensino de idiomas, que pilotou o novo currículo. Observações de sala de aula, registradas em notas de campo, além de entrevistas audiogravadas com os professores participantes, foram os instrumentos de coleta dados escolhidos. A triangulação dos dados (FLICK,2009; DENZIN,1978) sugere que os profissionais ainda apresentam dificuldades, mas se mostram abertos às mudanças propostas pelo documento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo em movimento : reflexões de professores sobre criticidade e autonomiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e línguas - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAutonomiapt_BR
dc.subject.keywordPensamento críticopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1When Curriculo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal was presented to public foreign language schools, it was patent the way classes were conducted would have to be reevaluated. Anchored in Critical Theory, this new curriculum suggested the formation of an autonomous and critical citizen. These terms, however, were not well defined in the document, which allowed a myriad of interpretations. This dissertation aims at investigating how foreign language teachers understand the constructs autonomy (e.g. BENSON,1996,1997,2013; LITTLE, 1991,2005; LITTLEWOOD,1996) and criticality (e.g. IRA SHOR,1994; JORDÃO,2013; JORDÃO e FOGAÇA,2007; WALTERS,1994) to, then, determine the impact such interpretations have in these teacher’s pedagogical practice. For this purpose, this research, an ethnography (FETTERMAN,2008; WATSON-GEGEO, 1997), took place in a language school that piloted the new curriculum. Classroom observations, registered through the usage field notes, as well as recorded interviews were used for data collection. Triangulation ( FLICK,2009; DENZIN,1978) of the data gathered suggest teachers still struggle with the new challenges but seem willing to change.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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