Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de | - |
dc.contributor.author | Jesus, Rafael Tereso de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T18:03:38Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T18:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Rafael Tereso de. Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas. 2018. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34636 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequencia
didática fundamentada sob o formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS). O desenvolvimento e a aplicação das atividades presentes neste
trabalho deram-se a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel,
preconizando que aquilo que o aluno já sabe é a componente mais importante que
sustenta o processo de aprendizagem. As partículas elementares foram tomadas como
suporte para as situações-problema, atividades desenvolvidas e aplicação dos jogos de
cartas que possibilitaram analisar o modelo padrão, sua constituição, os conceitos
físicos envolvidos e discutir temas relacionados com a formação dos hádrons. A análise
dos dados obtidos reforça a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e
Contemporânea no Ensino Médio através de iniciativas alternativas ao ensino
tradicional desses tópicos e reafirma a potencialidade da aplicação de jogos na
educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal of a UEPS to teach particle physics through card games | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Partículas elementares | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents the results of the production and application of a didactic sequence
based in the form of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS. The development and
application of the activities present in this work gave rise to David Ausubel Significant
Learning Theory, suggesting that what the student already knows is the most important
component that sustains the learning process. The elementary particles were taken as support
for problem situations, developed activities and application of card games that made it
possible to analyze the standard model, its constitution, the physical concepts involved and
discuss themes related to the formation of hadrons. The analysis of the obtained data
reinforces the need to insert topics of Modern and Contemporary Physics in High School
through alternative initiatives to the traditional teaching of these topics and reaffirms the
potential of the application of games in education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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