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Título : Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
Otros títulos : Proposal of a UEPS to teach particle physics through card games
Autor : Jesus, Rafael Tereso de
Orientador(es):: Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto:: Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Partículas elementares
Fecha de publicación : 20-may-2019
Citación : JESUS, Rafael Tereso de. Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas. 2018. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Esta dissertação apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequencia didática fundamentada sob o formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O desenvolvimento e a aplicação das atividades presentes neste trabalho deram-se a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, preconizando que aquilo que o aluno já sabe é a componente mais importante que sustenta o processo de aprendizagem. As partículas elementares foram tomadas como suporte para as situações-problema, atividades desenvolvidas e aplicação dos jogos de cartas que possibilitaram analisar o modelo padrão, sua constituição, os conceitos físicos envolvidos e discutir temas relacionados com a formação dos hádrons. A análise dos dados obtidos reforça a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio através de iniciativas alternativas ao ensino tradicional desses tópicos e reafirma a potencialidade da aplicação de jogos na educação.
Abstract: This dissertation presents the results of the production and application of a didactic sequence based in the form of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS. The development and application of the activities present in this work gave rise to David Ausubel Significant Learning Theory, suggesting that what the student already knows is the most important component that sustains the learning process. The elementary particles were taken as support for problem situations, developed activities and application of card games that made it possible to analyze the standard model, its constitution, the physical concepts involved and discuss themes related to the formation of hadrons. The analysis of the obtained data reinforces the need to insert topics of Modern and Contemporary Physics in High School through alternative initiatives to the traditional teaching of these topics and reaffirms the potential of the application of games in education.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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