Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34658
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_MariadeSouzaDuarte.pdf16,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Fernando Correia-
dc.contributor.authorDuarte, Maria de Souza-
dc.date.accessioned2019-05-23T19:58:41Z-
dc.date.available2019-05-23T19:58:41Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.date.submitted1982-07-30-
dc.identifier.citationDUARTE, Maria de Souza. Educação pela arte numa cidade nova: o caso Brasília. 1982. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1982.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34658-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos, 1982.pt_BR
dc.description.abstractA hipótese da qual parte o Trabalho é a de que os planos iniciais para a área da educação e cultura em Brasília eram muito coerentes com o contexto sócio-político-econômico da época e com as circunstâncias em que iria se formar a cidade. Seria principal, mente através de oportunidades de desenvolvimento cultural que uma população composta, de início, inteiramente por migrantes, poderia se integrar e colocar-se, conscientemente, como construtora da nova cidade. Passados 25 anos, o que aconteceu com os planos de Brasília? As numerosas idéias que marcaram o seu início seriam utopias irrealizáveis? Que fatores condicionaram o desenvolvimento sócio-cultural da cidade? Que peculiaridades influenciaram a produção, a difusão e o consumo de atividades artísticas em Brasília, consideradas corno recurso educacional? São essas questões que motivam e constituem o tema deste Trabalho. Seu objetivo principal é historiar as experiências de educação através da arte realizada em Brasília. Para isto se reúne, examina, registra e interpreta dados sobre propostas, experiências e movimentos relacionados com arte e educação, descreve-se as condições que cercaram, historicamente, estas experiências; tenta-se relacionar, na medida em que os dados disponíveis permitem, a história encontrada com as práticas e condições hoje existentes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação pela arte numa cidade nova : o caso Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.