Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Dioney Moreira | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Cristina Morais de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T21:35:46Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T21:35:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Cristina Morais de. Pensando no gerúndio, acabei fazendo uma tese: análise dos usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos escritos do Português Brasileiro. 2018. 388 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34733 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese analisou os usos do gerúndio não perifrástico em textos argumentativos a
partir de uma perspectiva funcionalista, a Linguística Centrada no Uso (LCU)
(LANGACKER, 1987; GIVÓN, 2001; HOPPER & TRAUGOT, 2003; TRAUGOTT &
DASHER, 2005 e HEINE & KUTEVA, 2007; BYBEE, 2010; TOMASELLO, 2003;
entre outros). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar os usos do gerúndio não
perifrástico a partir do pareamento forma/função a fim de verificar as seguintes
hipóteses: 1) os usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos
evidenciam um continuum de integração e gramaticalização e têm relação com uma
maior coesão icônica e maior força argumentativa do texto; 2) fatores contextuais
interferem no grau de integração forma/função e 3) ocorreu mudança linguística nos
usos do gerúndio não perifrástico. Além da LCU, os Estudos Críticos do Disurso (ECD)
(VAN DIJK, 2000; 2006; 2015) complementam o nosso arcabouço teórico, por
entendermos que o discurso contribui para a mudança linguística, considerando,
sobretudo, a dimensão sociocognitiva. Nossa base de dados é composta por textos de
estudantes do Ensino Fundamental e foi gerada a partir do aparato metodológico da
pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), viabilizada pela etnografia escolar (WOLCOTT,
1988; ANDRÉ, 1995) com inspiração na pesquisa-ação (TRIPP, 2005; BARBIER,
2007). Sequências Didáticas (DOLZ et alii, 2004) foram elaboradas para que os
estudantes colaboradores da pesquisa produzissem os textos analisados. Dos 205 textos
gerados, obtivemos 107 ocorrências type do gerúndio não perifrástico, que foram
categorizadas em: 1) gerúndio adjetivo; 2) gerúndio adverbial; 3) gerúndio conectivo e
4) gerúndio retopicalizador. Submetemos uma amostra de 17 ocorrências produzidas
por estudantes do Ensino Fundamental a um protocolo de análise, o qual contemplou os
seguintes eixos analíticos: a) morfossintático; b) sintático; c) semântico-pragmático; d)
discursivo e e) cognitivo. Após analisarmos esses dados, constatamos que os tipos de
gerúndio não perifrástico identificados nos permitem propor um cline de integração, no
qual os componentes morfossintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos se
associam para evidenciar um efeito argumentativo. Aplicamos o modelo de Traugott
(2002) e constatamos que os usos se organizam em um fluxo não linear de
gramaticalização, no qual os efeitos prototípicos se situam tanto no âmbito
morfossintático quanto no semântico-pragmático. Além disso, a análise das estruturas
do discurso ideológico – que permitem considerar também o contexto de produção dos
textos argumentativos – nos mostrou que é possível ampliar a análise da
gramaticalização, integração e mudança semântica. A relação entre a subjetivação e a
intersubjetivação presentes nos usos do gerúndio incide na força argumentativa dos
textos. O estudo mostrou também que a análise linguística fundamentada na LCU pode
beneficiar o ensino de língua. Concluímos que o gerúndio não perifrástico é uma
estratégia para a expressão da (inter)subjetividade, fortalecendo o projeto argumentativo
do texto, bem como é uma expressão que garante a sua coerência discursiva ao contrário
do que a tradição gramatical preconiza sobre o gerúndio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pensando no gerúndio, acabei fazendo uma tese : análise dos usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos escritos do Português Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Verbos - gerúndio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerúndio não perifrástico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Texto argumentativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gramaticalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orações gerundivas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzed the uses of the non-periphrastic gerund in argumentative texts from
a functionalist perspective, the Use-Centered Linguistics (UCL) (LANGACKER, 1987;
GIVÓN, 2001; HOPPER & TRAUGOT, 2003; TRAUGOTT & DASHER, KUTEVA,
2007, BYBEE, 2010, TOMASELLO, 2003, among others). The main objective of this
research was to analyze the uses of the non-periphrastic gerund from the form/function
pairing in order to verify the following hypotheses: 1) the uses of the non-periphrastic
gerund in argumentative genres show a continuum of integration and
grammaticalization and are related to greater iconic cohesion and greater argumentative
force of the text; 2) contextual factors interfere in the degree of form/function
integration; and 3) a linguistic change occurred in the uses of non-periphrastic gerund.
In addition to the Use-Centered Linguistics (UCL), Critical Discourse Studies (CDS)
(VAN DIJK, 2000; 2006; 2015) complement our theoretical framework because we
understand that discourse contributes to linguistic change, especially considering the
sociocognitive dimension. Our data base is composed of texts written by students of
Elementary School and was generated from the methodological apparatus of qualitative
research (FLICK, 2009), made possible by school ethnography (WOLCOTT, 1988;
ANDRÉ, 1995) and inspired by action research (TRIPP, 2005; BARBIER, 2007).
Didactic sequences (DOLZ et alii, 2004) were elaborated so that the collaborating
students of the research produced the texts analyzed. From the 205 generated texts, we
obtained 107 type occurrences of non-periphrastic gerund which were categorized into:
1) adjective gerund; 2) adverbial gerund; 3) connective gerund; and 4) retopicalizing
gerund. We submitted a sample of 17 occurrences produced by elementary school
students to an analysis protocol, which included the following analytical axes: a)
morphosyntactic; b) syntactic; c) semantic-pragmatic; d) discursive; and e) cognitive.
After analyzing these data, we verified that the types of non-periphrastic gerunds
identified allow us to propose an integration cline in which the morphosyntactic,
semantic-pragmatic and discursive components are associated to highlight an
argumentative effect. We applied Traugott's model (2002) and found out that the uses
are organized in a non-linear flow of grammaticalization, in which the prototypical
effects are situated in both the morphosyntactic and the semantic-pragmatic realms. In
addition, the analysis of the structures of ideological discourse - which allows us to
consider the context of the production of argumentative texts - has shown us that it is
possible to extend the analysis of grammaticalization, integration and semantic change.
The relation between the subjectivation and the intersubjectivity present in the uses of
the gerund focuses on the argumentative force of the texts. The study also showed that
language analysis based on Use-Centered Linguistics can benefit language teaching. We
conclude that the non-periphrastic gerund is a strategy for the expression of
(inter)subjectivity, strengthening the argumentative project of the text, as well as an
expression that guarantees its discursive coherence contrary to what the grammar
tradition recommends about the gerund. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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