Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | D’Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Vieira, Marco Antonio Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T15:16:54Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T15:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Marco Antonio Ramos. História(s) da Arte e o sintoma alegórico: por uma releitura de Winckelmann. 2018. 239 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34832 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A trama escritural desta tese tece-se ao redor das elaborações em torno da
abordagem ecfrasal, assim como ela se apresenta em Johann Joachim
Winckelmann. O historiador da arte alemão assume em seus textos um olhar
melancólico diante dos fragmentos e ruínas do passado da Antiguidade e se
fixa nestes rastros e vestígios no intuito de aceder ao objeto irremediavelmente
perdido da Arte Antiga. A História da Arte é marcada assim pela morbidez de
um desejo melancólico à procura de uma “verdade” estética. Convocam-se,
assim, à cena desta proposição teórica, a contribuição da teoria lacaniana e da
filosofia de Jacques Derrida. Em Lacan, enlaçam-se Sujeito e Linguagem, com
implicações diretas sobre o estatuto da verdade para o discurso histórico.
Derrida, por sua vez, ao problematizar o lugar e as implicações da escritura,
ocupará um lugar determinante naquilo que a escrita encerra como espaço de
uma textualidade em que se fabrica o tecido mesmo do passado.
Nesta tese, propomos uma releitura da escritura de Winckelmann à luz de uma
revisão da Alegoria, a partir de suas potências figurativas para a constituição
do saber em torno dos objetos, fenômenos e manifestações da arte. Em nosso
retorno ao texto winckelmanniano, sugerimos que já nas páginas de
Reflexões sobre a Arte Antiga e História da Arte Antiga entre os Gregos
subsista a ideia de uma História da Arte como potência propositora de mundos,
em última instância, ficcionais, que triunfa.
Em nossa aposta investigativa, interessa-nos como este modelo alegórico se
inscreve no discurso ao redor da Arte, pois a verdade histórica se tece e se
articula como um exercício de fictio e poiesis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | História(s) da Arte e o sintoma alegórico : por uma releitura de Winckelmann | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Winckelmann, Johann Joachim, 1717-1768 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria lacaniana | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The scriptural tissue of this thesis is woven around the resonances stemming
from the Ekphrasis as a mode of aesthetic textual apprehension as featured in
Johann Joachim Winckelmann. The German art historian assumes a
melancholic gaze before the fragments and ruins of the past in Antiquity and is
captured by these traces and vestiges with a view to accessing the irretrievably
lost object encapsulated in Ancient Art. Art History is thus marked by the
morbidity of a melancholic desire in pursuit of aesthetic truth. In an effort to
reveal the implications therein to the notion of truth in historical discourse, the
argumentative structure of the thesis resorts to Lacanian Theory, in which the
subject and language are interconnected and to Derridean Philosophy, which
problematizes the implications of the notion of writing as the textual locus of the
invention of the past as a a rhetoric artifact.
In this thesis, Winckelmann’s writing is the object of a critical revision in the light
of the figurative unsuspected potentialities of Allegory and its impact on the
constitution of the knowledge of art objects, phenomena and manifestations. In
our return to Winckelmann’s text, it is suggested that in the pages of Reflexions
on Art History and The History of Ancient Art among the Greeks the idea of
History of Art as a discourse capable of proposing potentially fictional worlds is
already present.
In our investigative enterprise, the interest resides in how this allegorical model
is absorbed by the discourse on Art, for the historical truth is the object of an
exercise partaking many of the processes featuring in fictio and poiesis. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|