http://repositorio.unb.br/handle/10482/34866
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_GabrielaZamignan.pdf | 6,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Gestão integrada de recursos hídricos : desenvolvendo capacidades para a construção de visão sistêmica sobre gestão das águas |
Autor : | Zamignan, Gabriela |
Orientador(es):: | Saito, Carlos Hiroo |
Assunto:: | Gestão de recursos hídricos Recursos hídricos - conservação Educação ambiental Água - gestão ambiental |
Fecha de publicación : | 27-may-2019 |
Data de defesa:: | 13-dic-2018 |
Citación : | ZAMIGNAN, Gabriela. Gestão integrada de recursos hídricos: desenvolvendo capacidades para a construção de visão sistêmica sobre gestão das águas. 2018. 312 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A água, por se constituir como um recurso de múltiplos usos, tem na sua gestão um desafio ligado à sua abrangência e complexidade que requer um sistema de governança efetivo. Para lidar com os desafios inerentes à gestão da água ou que influenciam direta e indiretamente sua disponibilidade, os profissionais relacionados ao setor hídrico terão de aperfeiçoar suas habilidades e competências por meio da aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de capacidades para lidar com a complexidade que desafia a implementação da gestão integrada dos recursos hídricos (GIRH). Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar os estudos de casos da América do Sul disponíveis na plataforma ToolBox da Global Water Partnership frente ao marco conceitual da GIRH e identificar suas contribuições para o desenvolvimento de capacidades na construção de uma visão sistêmica para a gestão da água. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se de uma combinação de metodologias para análise a partir da proposta de uma abordagem “out of box”. Primeiramente, sistematizou-se um quadro conceitual da GIRH a partir de levantamento de referencial teórico sobre o tema, combinando dados obtidos em artigos científicos, declarações internacionais e publicações e ferramentas disponíveis no ToolBox GWP. Após esta etapa, utilizou-se a metodologia de modelagem conceitual com o Software CmapTools para identificar as relações entre os conceitos e favorecer a construção de visão sistêmica para gestão da água. Discutiu-se também o desenvolvimento de capacidades em GIRH a partir do olhar da educação ambiental. Foram analisados 16 estudos de casos de gestão das águas na América do Sul, disponíveis na plataforma ToolBox GWP. A análise dos casos identificou as principais lições aprendidas nas experiências da América do Sul e suas implicações para a GIRH. Dentre os principais resultados, a elaboração do quadro conceitual da GIRH traz avanços sobre a importância de embasar a análise sob uma perspectiva integrada dos diversos elementos e áreas do conhecimento que estão conectados à gestão das águas. Desta forma, a utilização de modelagem conceitual contribui para a construção de visão sistêmica de questões complexas, como é o caso da GIRH. O desenvolvimento de capacidades, quando pensado à luz da educação ambiental, traz avanços importantes no sentido de empoderar os indivíduos e a coletividade para uma ação mais compromissada com os recursos hídricos. A análise dos estudos de casos da América do Sul disponíveis na base de dados ToolBox/GWP identificou as principais lições aprendidas diante da implementação de ações positivas para enfrentar situações-problemas na gestão da água. Dentre as lições evidenciadas, conclui-se que avanços efetivos na gestão integrada dos recursos hídricos devem compreender a cooperação de diferentes setores e partes interessadas, por meio de espaços de diálogos que contemplem os diferentes interesses e múltiplos usos e promovam a gestão participativa e integrada da água. Além disso, os estudos de casos, quando indexados às ferramentas de gestão e ao conjunto de disciplinas proposto pelo Manual de Ensino do ToolBox GIRH (2017), oferecem um caminho promissor na adoção de abordagens integradas a fim de ampliar os resultados de implementação, permitindo que os praticantes e profissionais discutam e analisem os vários elementos do processo de GIRH e ajudem a priorizar ações destinadas a melhorar a governança em prol da segurança hídrica. |
Abstract: | Water, as it is a resource of multiple uses, has in its management a challenge related to its scope and complexity that requires an effective system of governance. In order to deal with the challenges to integrated water resources management (IWRM), water professionals needs to improve their skills and competencies by acquiring new knowledge and building capacity to deal with the complexity. In this sense, the objective of this work was to analyze the case studies from South America available in the Global Water Partnership ToolBox platform against the conceptual framework of IWRM and to identify their contributions to capacity building in the achievement of a systemic vision for the management of Water. To achieve the proposed goal, a combination of methodologies was used for analysis based on the proposal of an “out of box” approach. Firstly, a reference framework for the concept of IWRM was systematized based on a theoretical reference on the subject, combining data obtained in scientific articles, international declarations and publications and tools available in ToolBox GWP. After this step, the methodology of conceptual modeling with the CmapTools Software was used to identify the relationships among the concepts. This could favor the construction of a systemic vision for water management. Capacity building in IWRM was also discussed from the perspective of environmental education. We analyzed 16 case studies of water management in South America, available on the ToolBox GWP platform. Case analysis identified the main lessons learned from South American experiences and their implications for IWRM. Among the main results, the elaboration of the conceptual framework of IWRM brings advances on the importance of supporting the analysis from an integrated perspective of the various elements and areas of knowledge that are connected to water management. In this way, it is concluded that the use of conceptual modeling contributes to the achievement of a systemic view of complex issues, such as IWRM. Capacity building, when envisaged in the light of environmental education, brings important advances towards empowering individuals and the community to take action more committed to water resources. The analysis of the South American case studies available in the ToolBox/GWP database identified the main lessons learned from the implementation of positive actions to address water management problems. Among the lessons learned, it is concluded that effective advances in the integrated water resources management must include the cooperation of different sectors and stakeholders, through dialogue spaces that contemplate the different interests and multiple uses for participatory and integrated water management. In addition, the case studies, when indexed to the management tools and the set of disciplines proposed by the Teaching Manual of the IWRM ToolBox (2017), provide a promising path in the adoption of integrated approaches to broaden implementation results, allowing practitioners and professionals to discuss and analyze the various elements of the IWRM process and help prioritize actions to improve governance for water security. |
Resumen: | El agua, por constituirse como un recurso de múltiples usos, tiene en su gestión un desafío ligado a su alcance y complejidad que requiere un sistema de gobernanza efectivo. Para hacer frente a los desafíos inherentes a la gestión del agua o que influencian directa e indirectamente su disponibilidad, los profesionales relacionados con el sector hídrico tendrán que perfeccionar sus habilidades y competencias a través de la adquisición de nuevos conocimientos y el desarrollo de capacidades para hacer frente a la complejidad que desafía la aplicación de la gestión integrada de los recursos hídricos (GIRH). En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo analizar los estudios de casos de América del Sur disponibles en la plataforma ToolBox de la Global Water Partnership frente al marco conceptual de la GIRH e identificar sus contribuciones para el desarrollo de capacidades en la construcción de una visión sistémica para la gestión de la gestión agua. Para alcanzar el objetivo propuesto, se utilizó una combinación de metodologías para análisis a partir de la propuesta de un enfoque "out of box". En primer lugar, se sistematizó un cuadro conceptual de la GIRH a partir del levantamiento de referencial teórico sobre el tema, combinando datos obtenidos en artículos científicos, declaraciones internacionales y publicaciones y herramientas disponibles en el ToolBox GWP. Después de esta etapa, se utilizó la metodología de modelado conceptual con el software CmapTools para identificar las relaciones entre los conceptos y favorecer la construcción de visión sistémica para la gestión del agua. Se discutió también el desarrollo de capacidades en GIRH a partir de la mirada de la educación ambiental. Se analizaron 16 estudios de casos de gestión de las aguas en América del Sur, disponibles en la plataforma ToolBox GWP. El análisis de los casos identificó las principales lecciones aprendidas en las experiencias de América del Sur y sus implicaciones para la GIRH. Entre los principales resultados, la elaboración del marco conceptual de la GIRH trae avances sobre la importancia de basar el análisis desde una perspectiva integrada de los diversos elementos y áreas del conocimiento que están conectados a la gestión de las aguas. De esta forma, la utilización de modelado conceptual contribuye a la construcción de visión sistémica de cuestiones complejas, como es el caso de la GIRH. El desarrollo de capacidades, cuando pensado a la luz de la educación ambiental, trae avances importantes en el sentido de empoderar a los individuos y la colectividad para una acción más comprometida con los recursos hídricos. El análisis de los estudios de casos de América del Sur disponibles en la base de datos ToolBox / GWP identificó las principales lecciones aprendidas ante la implementación de acciones positivas para enfrentar situaciones-problemas en la gestión del agua. Entre las lecciones evidenciadas, se concluye que avances efectivos en la gestión integrada de los recursos hídricos deben comprender la cooperación de diferentes sectores y partes interesadas, a través de espacios de diálogos que contemplen los diferentes intereses y múltiples usos y promuevan la gestión participativa e integrada de la gestión agua. Además, los estudios de casos, cuando se indexan a las herramientas de gestión y al conjunto de disciplinas propuesto por el Manual de Enseñanza del ToolBox GIRH (2017), ofrecen un camino prometedor en la adopción de enfoques integrados a fin de ampliar los resultados de implementación, que los practicantes y profesionales discutan y analizan los diversos elementos del proceso de GIRH y ayuden a priorizar acciones destinadas a mejorar la gobernanza en favor de la seguridad hídrica. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.