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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34931
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Title: A gestão do conhecimento como instrumento para auxiliar as unidades de Auditoria Interna da Administração Pública Federal : estudo de caso nas entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Authors: Lima, João Sérgio Beserra de
Orientador(es):: Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Assunto:: Gestão do conhecimento
Auditoria interna
Controle interno
Administração pública - Brasil
Issue Date: 18-Jun-2019
Citation: LIMA, João Sérgio Beserra de. A gestão do conhecimento como instrumento para auxiliar as unidades de Auditoria Interna da Administração Pública Federal: estudo de caso nas entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 2019. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: As unidades de Auditoria Interna das organizações públicas nacionais têm ganhado notabilidade em meio à necessidade de se praticar o controle interno com eficiência, garantindo benefícios para a sociedade, de modo que se faz necessária a busca por procedimentos que possam otimizar as atividades dessas unidades. Um dos instrumentos de auxílio seria o uso de métodos e práticas relacionadas à Gestão do Conhecimento, uma vez que a mesma se baseia em melhorar os recursos existentes da organização de forma orientada para o conhecimento. De acordo com Davenport e Prusak (1998), o conhecimento existe e é transferido nas organizações de forma espontânea, independentemente de processos formais de gestão sobre o mesmo, de modo que, quando formalizada, a gestão que atua neste conhecimento carece de métodos específicos para incentivar essas trocas espontâneas. Neste sentido, a pesquisa em tela tem como objetivo analisar os procedimentos de Auditoria Interna em instituições públicas brasileiras, com o intuito de, a partir da Gestão do Conhecimento, apresentar propostas de procedimentos e aperfeiçoar os resultados alcançados, baseando-se nos modelos teóricos da área e na experiência das instituições estudadas. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa é predominantemente qualitativa, com eventual tratamento quantitativo na análise dos dados coletados por meio dos questionários enviados. A pesquisa é importante para a Ciência da Informação, pois pode contribuir com o entendimento dos fluxos de conhecimento existentes entre auditor e auditado, fornecendo o corpo teórico necessário para aprimorar os procedimentos dedicados à acumulação e transmissão do conhecimento.
Abstract: The Internal Audit units of public organizations have gained notoriety for the need to practice internal control with efficiency, guaranteeing benefits for society, in a way that makes it necessary to find procedures that can optimize the activities of these units. One of the instruments to aid with that would be the use of methods and practices related to Knowledge Management, since it is based in improving the existing resources of the organization in a knowledge-oriented way. According to Davenport and Prusak (1998), knowledge exists and is transferred to organizations in a spontaneous way, independently of formal processes of management about it, so that, when formalized, the management that acts in this knowledge lacks specific methods to encourage these spontaneous exchanges. In this sense, the research in question aims to analyze the procedures of Internal Audit in Brazilian public institutions, utilizing Knowledge Management to present proposals of procedures and to improve the results achieved, based on the theoretical models of the area and the experience of the institutions studied. The methodological approach used in the research is predominantly qualitative, with possible quantitative treatment in the analysis of the data collected through the sent questionnaires. The research is important for the Information Science because it can contribute to the understanding of knowledge exchange between auditors and audited, providing the necessary information to improve procedures dedicated to the accumulation and transmission of knowledge.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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