Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34987
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_ViníciusCostaMatos.pdf11,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Sala de aula invertida : uma proposta de ensino e aprendizagem em matemática
Autor : Matos, Vinícius Costa
Orientador(es):: Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto:: Aprendizagem baseada em problemas
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Tecnologia educacional
Fecha de publicación : 10-jul-2019
Citación : MATOS, Vinícius Costa. Sala de aula invertida: uma proposta de ensino e aprendizagem em matemática. 2018. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Transformar a maneira de ensinar dentro das escolas, ressignificar os papéis do estudante e do professor. A sala de aula invertida faz parte de um conjunto de metodologias educacionais que visam mudar o posicionamento do estudante de um estado passivo para uma postura ativa de aprendizagem. Nessa pesquisa, desenvolvida nos anos finais do ensino fundamental, criamos o modelo cíclico da SAIMAT (Sala de Aula Invertida de Matemática). Utilizamos ferramentas educacionais de avaliação e feedback imediato com análise de dados facilitada: plickers e google formulários. Contamos também com os bons resultados da aprendizagem baseada em problemas (PBL) e da aprendizagem baseada em equipes (TBL). A aprendizagem baseada em problemas aumentou o interesse dos estudantes antes da exposição de cada conteúdo. A aprendizagem baseada em equipes ajudou a diminuir as diferenças de aprendizagem dentro da sala de aula, com avanços principalmente dos estudantes com mais dificuldade, oportunizando também ao professor demandar uma atenção pontual e assertiva aos que mais precisavam. A comparação dos resultados entre avaliações diagnósticas e avaliações de aprendizagem permitiu analisar os efeitos positivos da SAIMAT na aprendizagem dos alunos.
Abstract: Transforming the way of teaching within schools, resignifying student and teacher roles. The flipped classroom is part of a set of educational methodologies that aim to change the student’s position from a passive state to an active learning posture. In this research, developed in the final years of elementary school, we created the cyclic model of SAIMAT (Math Flipped Classroom). We used evaluation educational tools and immediate feedback with facilitated data analysis: plickers and google forms. We also count on the good results of the Problem Based Learning (PBL) and the Team Based Learning (TBL). The Problem Based Learning has increased student interest before the exposure of each content. The Team Based Learning has helped to reduce learning differences within the classroom, with significant advances, mainly of the students who have more difficulty, also allowing the teacher to demand punctual and assertive attention to those who needed it most. The comparison of results between diagnostic assessments and learning assessments allowed analyzing the positive effects of SAIMAT on student learning.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/34987/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.