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Titre: Análise envoltória de dados como instrumento para avaliar a capacidade da infraestrutura portuária brasileira de atender à demanda futura de exportação de granéis vegetais
Autre(s) titre(s): Data envelopment analysis as an instrument to evaluate the capacity of the brazilian port infrastructure to endure the future demand for the export of vegetable bulks
Auteur(s): Vitoi, Carlos Alberto Ayupe
Orientador(es):: Rocha, Carlos Henrique Marques da
Assunto:: Logística portuária
Infraestrutura portuária
Exportação - Brasil
Portos - administração
Date de publication: 10-jui-2019
Référence bibliographique: VITOI, Carlos Alberto Ayupe. Análise envoltória de dados como instrumento para avaliar a capacidade da infraestrutura portuária brasileira de atender à demanda futura de exportação de granéis vegetais. 2019. xiv, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: A produção e a exportação de granéis vegetais são atividades de grande relevância para a economia brasileira, em função da capacidade da agricultura de gerar expressivos montantes de divisas, além de renda e empregos para a população. Para que o país continue sendo competitivo frente aos principais concorrentes internacionais, além da produtividade no campo, é crucial que as operações de embarque nos portos sejam eficientes. Assim, esta dissertação avalia de maneira quantitativa se os complexos portuários brasileiros possuem capacidade operacional para lidar com a crescente demanda externa por granéis sólidos vegetais. Inicialmente foram calculadas as projeções de demanda por exportação, a partir do emprego do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, tendo como regressores: renda per capita mundial (Y*), taxa de câmbio (E) e cotação do produto (F) nos principais mercados internacionais. A amostra compreende os anos de 1997 a 2017. Os dados monetários estão a preços de 2017 e foram obtidos no Banco Mundial, Banco Central do Brasil e na Bolsa de Chicago. Após a realização de testes econométricos de raiz unitária, cointegração, correlação serial dos resíduos e multicolinearidade, contatou-se correlação entre Y* e F, como também que a variável explicativa F não é estatisticamente significante ao nível de 5%, tendo esta sido retirada da equação. A partir do modelo ajustado, foram realizados testes de previsão de demanda para os anos de 2018 a 2021, cujos resultados apresentaram erros estatisticamente aceitáveis. As projeções de demanda se tornaram os outputs do modelo para avaliação da capacidade operacional dos portos nacionais, para o qual foi empregado o método Análise Envoltória de Dados. De acordo com este método, os terminais portuários brasileiros que manuseiam o granel vegetal foram considerados unidades tomadoras de decisão, sendo empregadas três variáveis da infraestrutura dos portos como inputs: comprimento de berço, capacidade estática e taxa de produção dos equipamentos de embarque. Ao final, foi possível concluir que os portos brasileiros têm capacidade para lidar com as exportações esperadas de granéis sólidos vegetais, considerando a operação na fronteira de produtividade, e desde que os investimentos programados sejam concretizados.
Abstract: The production and export of vegetable bulks are activities of great relevance to the Brazilian economy, due to the capacity of agriculture to generate significant amounts of foreign exchange, as well as income and jobs for the population. In order for the country to remain competitive vis-à-vis major international competitors, in addition to productivity in the field, it is crucial that port embarkation operations are efficient. Thus, this dissertation evaluates in a quantitative way if the Brazilian port complexes have the operational capacity to deal with the growing external demand for solid vegetable bulks. Initially, export demand projections were calculated from the use of the Ordinary Least Squares Method, taking as regressors the world per capita income (Y*), the exchange rate (E) and the quotation of the product (F) in the main markets countries. The sample comprises the years of 1997 to 2017. Monetary data are priced at 2017 and were obtained from the World Bank, Central Bank of Brazil and the Chicago Board of Trade. After the realization of unit root, cointegration, serial correlation of the residues and multicollinearity tests, we verify correlation between Y* and F, as well as that the explanatory variable F is not statistically significant at the 5% level, and it has been withdrawn of the equation. From the adjusted model, demand forecasting tests were performed for the years 2018 to 2021, the results of which presented statistically acceptable errors. The demand projections became the outputs of the model for the evaluation of the operational capacity of the national ports, for which the Data Envelopment Analysis method was used. According to this method, the Brazilian port terminals handling the solid vegetable bulk material were taken as decision units and as inputs three variables of infrastructure of the ports were used: crib length, static capacity and production rate of boarding equipment. In the end, it was possible to conclude that the Brazilian ports have the capacity to deal with the expected exports of solid vegetable bulk, considering the operation at the productivity frontier, and provided that the scheduled investments be materialized.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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