http://repositorio.unb.br/handle/10482/35051
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_MichelBaltazardeOliveiraFilho.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O imaginário conservador na educação : uma análise dos discursos das audiências do Escola sem Partido (PL n° 7.180/14) |
Autor : | Oliveira Filho, Michel Baltazar de |
Orientador(es):: | Miguel, Luis Felipe |
Assunto:: | Escola Sem Partido (ESP) Discurso político Conservadorismo Ideologia de gênero Educação - aspectos sociais Educação - aspectos políticos Ideologia e educação |
Fecha de publicación : | 12-jul-2019 |
Data de defesa:: | 25-feb-2019 |
Citación : | OLIVEIRA FILHO, Michel Baltazar de. O imaginário conservador na educação: uma análise dos discursos das audiências do Escola sem Partido (PL n° 7.180/14). 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Este trabalho, baseado na análise do discurso parlamentar, buscou identificar os eixos de sentido que construíram o debate acerca do Escola sem Partido (ESP) na Câmara dos Deputados. Para tal, a investigação adentrou nos enunciados das audiências legislativas do Projeto de Lei número 7.180 de 2014, mais especificamente, nas falas do parlamentares e convidados presentes na comissão especial, instaurada em 2017. Pelo teor da proposta – que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e restringe conteúdos pedagógicos – o ESP ganhou notoriedade, defensores e opositores; os principais porta-vozes, em sua maioria, integraram a comissão estudada. Analisando a construção do conflito, constatou-se cinco bases que sustentam a defesa do ESP: uma visão limitada da função da escola e do papel do educador; a moralização do tema da educação sexual; o retorno do discurso anticomunista; o emprego do imaginário religioso da guerra cultural; e a disputa discursiva relativa aos limites da liberdade de expressão de profissionais de ensino. |
Abstract: | This work, based on parliamentary discourse analysis, seeked to identify the main frames of meaning that constituted the controversy over the Escola sem Partido in the Chamber of Deputies in Brazil. For such, we analyzed the public hearings, bills and technical reports of Bill 7,180/14 inside the 2017 special commission approved to discuss the matter. The reason for that lies on the commission's composition: leading right-wing congressman and spokesperson advocating the issue. Our findings pointed out five major structures of meaning: a limited view of educational goals and a specific role attributed to educators; the moralization of the gender debate on education; a resurfaced anti-communist discourse; the religious rooted presupposed culture war of conflicting values; and the discursive battle over the limits of freedom of speech in schools. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciência Política (IPOL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.