http://repositorio.unb.br/handle/10482/35068
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2019_RaphaellaChristineSouzaCaldas.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Efeitos da leitura dialógica sobre atenção conjunta em crianças com transtorno do espectro autista |
Auteur(s): | Caldas, Raphaella Christine Souza |
Orientador(es):: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Assunto:: | Atenção conjunta Leitura dialógica Autismo - crianças Comportamento verbal |
Date de publication: | 12-jui-2019 |
Data de defesa:: | 21-fév-2019 |
Référence bibliographique: | CALDAS, Raphaella Christine Souza. Efeitos da leitura dialógica sobre atenção conjunta em crianças com transtorno do espectro autista. 2019. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | A Atenção Conjunta (AC) é um grupo de comportamentos coordenados de comunicação verbal ou não verbal, realizado entre duas ou mais pessoas, sobre um objeto ou evento. Em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ocorrência da AC tem se mostrado prejudicada, sendo um indicador precoce do diagnóstico. Neste estudo, investigou-se os efeitos da Leitura Dialógica (LD) sobre a ocorrência de episódios de Respostas de Atenção Conjunta (RAC), Iniciação à Atenção Conjunta (IAC) e engajamento na tarefa. Participaram do experimento quatro crianças com TEA, entre seis e oito anos, matriculadas em uma escola do Ensino Regular público do Plano Piloto, na cidade de Brasília (DF). A pesquisa foi de delineamento de linha de base múltipla por pares, tendo como variável independente a LD e como variáveis dependentes: RAC, IAC e engajamento na tarefa. Na linha de base foram realizadas leituras tradicionais, com chamadas de atenção para o livro (e.g., comentários, perguntas, apontar para ilustrações), visando promover oportunidades de ocorrência de RAC e IAC. A intervenção foi a realização da LD em pares. A condição LDi foi acrescentada para Mateus e consistiu na LD feita individualmente, sem a presença da outra criança. Por fim, houve um teste de generalização da intervenção com a realização de LD em pares sendo feita por mediadores que as crianças não conheciam. Houve aumento no percentual de intervalos em que ocorreu RAC, incluindo vocalizações, e no engajamento na tarefa para todos os participantes, sem resultados para IAC, que ocorreu, em raras ocasiões, em apenas um participante. Mesmo com as limitações, foi possível perceber que a LD parece ser um contexto propício para a ocorrência de comportamentos de AC, sendo uma atividade de fácil implementação na rotina familiar e escolar da criança. |
Abstract: | Joint Attention (JA) is a group of coordinated behaviors of verbal or non-verbal communication, performed between two or more people, about an object or event. In People with Autism Spectrum Disorder (ASD), commonly, JA is impaired, been an indicator to earlier diagnoses. In the present study, we investigated the effect of Dialogic Reading (DR) on the occurrence of Responding Joint Attention (RJA), Initiation to Joint Attention (IJA) episodes and task engagement. Four children, between six and eight years, with ASD participated in the study. All of them are students in a public school of Brasilia, Federal District. Research used a multiple baseline per pairs, with DR as the independent variable and RJA, IJA and task engagement as dependent variables. In baseline, traditional shared reading was used, with attention calling to the book (e.g., comments, questions, pointing to illustrations), in order to promote RJA and IJA opportunities. Intervention consisted in the DR in pairs. The LDi condition was added to Matthew and consisted of LD done individually, without the presence of the other child. Lastly, a generalization test of the intervention was made, with DR in pairs, made with mediators unknown by the children. There was an increase in the percentage of intervals in which it occurred RJA, including vocalizations, and in task engagement for all participants, with no results for IJA, which occurred in rare occasions, only with one participant. Even with the limitations, it was possible to perceive that DR seems to be a propitious context to emergence of JA behaviors, being easily implemented in home and school’s routines of children. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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