http://repositorio.unb.br/handle/10482/3506
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_GilmarPereiraDuarte.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí |
Auteur(s): | Duarte, Gilmar Pereira |
Orientador(es):: | Teles, Lúcio França |
Assunto:: | Professores - ensino a distância Ensino a distância Tecnologia educacional Internet na educação |
Date de publication: | 2008 |
Data de defesa:: | 2008 |
Référence bibliographique: | DUARTE, Gilmar Pereira. As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Résumé: | Esta pesquisa estudou as funções do tutor online no Curso Piloto de Administração de
Empresas da Universidade Aberta do Brasil, gerenciado pela Universidade Federal do Piauí, e
o peso proporcional das mesmas, com o intuito de propor algumas recomendações ao
Programa a partir dos resultados obtidos. Esse estudo se deu através da análise de quatro
categorias de tarefas exercidas pelo tutor online - Pedagógica, Social, Gerencial e Suporte
Técnico - que foram identificadas por Berge (1995,1996). Assim, o trabalho identificou,
validou e ampliou estas funções/subfunções e verificou qual(is) delas representou, enquanto
duração, a tarefa que consumiu mais tempo. Uma vez identificadas estas funções/subfunções
e seus pesos relativos no trabalho do tutor, realizou-se a análise e interpretação final dos
dados coletados, baseadas na metodologia Análise de Transcrição de Mensagens para
pesquisar o ensino online nos diferentes fóruns da Plataforma Moodle, visando identificar
possíveis modificações a serem introduzidas para aprimorar o trabalho do tutor online. Esta
metodologia tem sido utilizada por vários pesquisadores em resposta à necessidade da
compreensão em profundidade da sala de aula virtual. Investigou-se, também, a distribuição
das referidas funções na sala de aula virtual em um universo de 1.143 mensagens, postadas
pelos vinte e dois tutores online encarregados pelo Curso, e foram escolhidos os quatro tutores
que mais geraram mensagens (553), por serem estes os que mais deram feedback - estas
mensagens geraram 1.423 códigos distribuídos nas quatro categorias de Berge e suas
subcategorias. Além da técnica de Berge, foram utilizadas também as metodologias da
Pesquisa Qualitativa Consensual e o Grupo Focal, para auxiliar e complementar a análise dos
dados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research studied the role of online tutor in Curso Piloto de Administração de Empresas of the Universidade Aberta do Brasil, managed by the Universidade Federal do Piauí, the proportional importance of them in order to propose some recommendations to the Program based on the results. This study was made through the analysis of four categories of tasks performed by the online tutor – Educational, Social, Management and Technical Support – that were identified by Berge (1995, 1996). Thus, this work identified, validated and increased this functions/sub functions and verified which one(s) represented, as duration, the task that consumed more time. Once these functions/sub functions were identified and their relative weights in the work of the tutor, was held the review and final interpretation of the data collected, based on the Analysis of Transcription of Messages methodology to examine the online education in different forums of the Moodle Platform, to identify possible changes to be made that could improve the work of online tutor. This methodology has been used by several researchers, in response to the needing of in-depth knowledge of the virtual classroom. It was also investigated the distribution of the functions in the virtual classroom into a universe of 1.143 messages, posted by the twenty two online tutors responsible for the course, and were chosen the four tutors that generated more messages (553), because these are those who gave more feedback, these messages generated 1.423 codes distributed in the four categories and sub categories of Berge. Besides the technique of Berge, were also used the methodologies of Consensual Qualitative Research and the Focal Group, to support and supplement the data analysis. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.