http://repositorio.unb.br/handle/10482/35075
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_CíntiadeAraújoMatos.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar : reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional |
Authors: | Matos, Cíntia de Araújo |
Orientador(es):: | Rossato, Maristela |
Assunto:: | Psicólogo escolar Psicólogos - atuação Psicólogos - formação Subjetividade |
Issue Date: | 12-Jul-2019 |
Data de defesa:: | 21-Feb-2019 |
Citation: | MATOS, Cíntia de Araújo. O desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar: reflexões sobre os processos de atuação e formação profissional. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | Este trabalho surge de inquietações profissionais sobre os fenômenos sociais da escolarização e o compromisso social do psicólogo escolar com tais fenômenos. Sobretudo, essa inquietação recai enfaticamente sobre os processos formativos oferecidos aos profissionais de educação e sua relação com as ações que desenvolvem no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho foi compreender como a experiência de reflexão teórico-prática da atuação profissional pode mobilizar o desenvolvimento subjetivo do psicólogo escolar. Os referenciais da Teoria da Subjetividade, em sua perspectiva cultural-histórica, e os princípios epistemológicos e metodológicos da Epistemologia Qualitativa, foram utilizados como plataforma de reflexão e possibilitaram a construção de um conhecimento oriundo de uma análise construtivo-interpretativa. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, em dois tempos, sendo o primeiro tempo um momento de escolha da participante da pesquisa, a partir da análise de informações sobre sua configuração subjetiva, e o segundo tempo, um espaço de intervenção da pesquisa onde as reflexões, os tensionamentos e os movimentos subjetivos ocorreram. A configuração subjetiva da profissão de psicóloga escolar, foi sendo tensionada no curso dos encontros da pesquisa e mudou diante dos novos posicionamentos assumidos pela participante em sua atuação profissional. Foi possível avançar em relação à distância existente entre os espaços de formação continuada e os de atuação profissional, pois tornou-se evidente a relevância de considerar a subjetividade da pessoa em processos formativos, uma vez que essa subjetividade se materializa nas ações e relações desenvolvidas no cotidiano profissional. Por fim, destacamos que o estudo realizado evidenciou que uma reflexão teórico-prática sobre a atuação profissional viabiliza o desenvolvimento subjetivo. |
Abstract: | This work arises from professional concerns about the social phenomena of schooling and the social commitment of the school psychologist to such phenomena. Above all, this concern rests emphatically on the training processes offered to education professionals and their relationship with the actions they develop in the school context. The objective of this work was to understand how the theoretical-practical reflection experience of the professional performance can mobilize the subjective development of the school psychologist. The references of Subjectivity Theory, in its cultural-historical perspective, and the epistemological and methodological principles of Qualitative Epistemology, were used as a platform for reflection and made possible the construction of a knowledge from a constructive-interpretative analysis. The research was carried out by means of a case study, in two times, being the first time a moment of choice of the research participant, from the analysis of information about its subjective configuration, and the second time, a space of intervention of the research where the reflections, the tensions and the subjective movements occurred. The subjective configuration of the profession of school psychologist was stressed in the course of the research meetings and changed in the face of the new positions assumed by the participant in her professional performance. It was possible to advance in relation to the distance between the spaces of continuous formation and those of professional performance, since it became evident the relevance of considering the subjectivity of the person in formative processes, since this subjectivity materializes in the actions and relations developed in the professional daily life. Finally, we emphasize that the study carried out showed that a theoretical-practical reflection on the professional performance enables the subjective development. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.