Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Alan Ricardo da | - |
dc.contributor.author | Neves, Carlos Eduardo Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T20:52:04Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T20:52:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Carlos Eduardo Teixeira. Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta. 2019. xiii, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35160 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa sobre como as características urbanas, comumente categorizadas nos 5 D’s,
influenciam a escolha modal nos deslocamentos cotidianos é recorrente, principalmente em
países desenvolvidos. O objetivo principal é que o entendimento dessas relações consiga
subsidiar a criação de políticas urbanas que promovam o desenvolvimento sustentável. Nesse
sentido, a caminhada representa um dos meios de locomoção a serem incentivados, pois é o
modo com menor gasto energético e exigência de espaço de circulação. Este estudo buscou
então analisar a relação entre a escolha por esse modo e as características do ambiente
construído por meio de modelo de regressão espacial. Portanto, foi estabelecido como objetivo
secundário a avaliação se a utilização de modelo espacial melhora a representatividade dos
resultados quando comparado a um modelo de regressão tradicional. A pesquisa utilizou como
base de dados de viagens a pesquisa Origem-Destino de 2007 do município de São Paulo e as
características do ambiente construído foram obtidas em ambiente GIS. Após o tratamento e
filtragem da amostra, foram consideradas 7.329 viagens. De forma preliminar, foram aplicados
testes para diagnosticar as diferentes relações espaciais existentes entre as observações das
variáveis. Estimaram-se então quatro modelos Probit, sendo um não espacial e três que
consideram os efeitos espaciais de formas distintas. Os resultados indicaram que a inclusão de
dependência espacial na escolha (variável dependente) não adiciona ajuste em comparação ao
modelo não espacial, mas ocorre um pequeno aumento de ajuste quando são considerados os
efeitos espaciais das variáveis independentes. Ademais, os resultados indicam que, para o
município de São Paulo, as medidas do ambiente construído mais relacionadas à escolha pelo
modo a pé são a entropia e a distância para o centro, variáveis representantes da diversidade de
usos e da disponibilidade de destinos, respectivamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da relação entre o ambiente construído e a escolha pelo modo a pé por meio de modelo espacial de escolha discreta | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the relationship between the built environment and the choice for walking using a spatial discrete choice model | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Locomoção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolha modal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research on how the urban characteristics, commonly categorized in the 5 D's, influences
the modal choice in daily trips is recurrent, mainly in developed countries. The main objective
of this work is that the understanding of these relations subsidize the creation of urban policies
that promote sustainable urban development. In this sense, walking represents one of the ways
of transportation to be encouraged, since it is the mode with lower energy expenditure and
requirement of circulation space. This study aimed the analysis of the relationship between the
choice for this mode and the characteristics of the built environment using a spatial regression
model, type of regression analysis that includes spatial effects in its design. Therefore, it was
established as a secondary objective the evaluation if the use of a spatial perspective improves
the model goodness of fit when compared to a traditional regression model. The research used
the travel database of the 2007 Origin – Destination survey from São Paulo and the
characteristics of the built environment were obtained in a GIS system. After treatment and
filtering of the sample, 7,329 trips were considered. Firstly, tests were applied to diagnose the
different spatial relationships between the observations of the variables. Four Probit models
were applied, one non-spatial and three considering spatial effects in different ways. The results
indicated that the inclusion of the spatial dependence in the choice (dependent variable) does
not increase the goodness of fit of the model in comparison to the non-spatial model, but the
goodness of fit increases when the spatial effects of the independent variables are considered.
In addition, the results indicate that, for São Paulo, the measurements of the built environment
most related to the choice for walking are the entropy and the distance to downtown, variables
representing the diversity of land use and the destination accessibility, respectively. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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