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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35187
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Title: A cartografia como dispositivo para estudo do desenvolvimento adulto no contexto da comunidade de prática
Authors: Souza, Caroline Zamboni de
Orientador(es):: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Assunto:: Desenvolvimento adulto
Educação permanente
Educação em saúde
Plataformas digitais
Golpe de 2016
Issue Date: 31-Jul-2019
Citation: SOUZA, Caroline Zamboni de. A cartografia como dispositivo para estudo do desenvolvimento adulto no contexto da comunidade de prática. 2019. xix, 256 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta tese tem como objetivo analisar a relação entre processos de desenvolvimento adulto e práticas de Educação Permanente em Saúde a partir dos relatos de experiência da Comunidade de Práticas, uma plataforma virtual criada para promover processos de colaboração e educação entre os/as trabalhadores/as do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso coloquei em diálogo conceitos da Psicologia do desenvolvimento histórico-cultural e conceitos utilizados na formulação das políticas públicas de educação na saúde, com os da análise institucional e esquizoanálise. A pesquisa acontece a partir de uma cartografia, que inicia a partir de 27 relatos de experiência, de trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde publicados na Comunidade de Práticas, que foram selecionados por tratar da formação de preceptores(as). À medida que o percurso cartográfico foi acontecendo outros relatos foram sendo incorporados ao corpus dos dados. A pesquisa aconteceu concomitantemente ao processo de precarização das políticas públicas agravado a partir do golpe institucional de 2016. O acesso às experiências relatadas foi produzido por meio da via da inspiração, uma prática de desenvolvimento humano e Educação Permanente em Saúde desenvolvida na pesquisa. Coloca em diálogo dois conceitos o Encontro de Espinosa e o de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky. A análise da cartografia apresentou vetores de força que compuseram as experiências narradas: InovaSUS – Gestão da Educação na Saúde; Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde - edição GraduaSUS; Residência; Arranjos de Organizações e Redes de Educação na Saúde; e Formação de Preceptores/as. A partir deles foram identificadas potências e analisadores que possibilitaram a proposição de dispositivos-inspiração para promoção de desenvolvimento adulto e Educação Permanente em Saúde. As potências são: acompanhamento contínuo do desenvolvimento das experiências ao longo do tempo, perguntas disparadoras para a construção de narrativas, publicização do uso de recursos públicos e promoção de interação e participação dos(as) autores(as) das narrativas nas ações promovidas na Comunidade de Práticas. Os analisadores são: valorização dos(as) trabalhadores(as) pela proposição de oferta educacional e transversalização da educação. Os dispositivos-inspiração para práticas de desenvolvimento adulto e Educação Permanente em Saúde na Comunidade de Práticas são: incorporação de perguntas disparadoras; funcionalidades na plataforma; Pontos de Cultura; e Apoio em Rede. Concluindo, a cartografia apontou que, além de uma plataforma colaborativa virtual do Sistema Único de Saúde, a Comunidade de Práticas é um importante recurso para a produção de Educação Permanente em Saúde e desenvolvimento adulto, em especial por transversalizar a educação nas práticas de saúde, pelo que se torna estratégica para o fortalecimento do Sistema.
Abstract: This dissertation aims to analyze the relationship between adult development and Permanent Education in Health practices, considering reports of experience posted at the Community of Practice, a virtual platform created in order to improve collaboration and education among the workers of Brazilian Unified Health System (SUS). With this aim in mind concepts of cultural-historical developmental psychology are put in dialogue with concepts akin to the formulation of social policies in Health and others, linked to institutional analysis and schizo-analysis. The investigation happens from a cartography, conducted upon 27 reports of experience, selected in the platform for their concern with preceptors’ education, posted by health workers at the Community of Practice. As the cartographic course was happening other reports were incorporated to the corpus of data. The research was concurrently with the process of precariousness of public policies aggravated after the institutional coup in 2016. The access to the reports was produced through of the inspiration path. This is a human and educational development practice developed by this research. It puts in dialogue two concepts: Meeting and Zone of Proximal Development, the first Espinosa’s concept and the second Vigotsky’s concept. The cartographic analysis presents force vectors that are part of the following narrated experiences: InovaSUS – Health Education Management; Work Education Programa in Health-edition GraduaSUS; Residency; Health education organizations and networks; and, preceptors’ education. From them, the potentials and analyzers of inspiration-devices for adult development and Permanent Education in Health were identified. The potentials are the continuous monitoring of the development of experiences over time; questions that triggers the construction of narratives; publicizing use of public resources; and, stimulating interaction and participation of the authors of the reports in specific actions developed within the Community of Practices. Analyzers are: valorization of the workers by offering them educational opportunities and mainstreaming education. The inspiration-devices in the identification of practices of adult development and Permanent Education in Health in the Community of Practice are: incorporation of questions and new function in the platform; Culture Point. These two devices are specially relevant for their role in improving collaborative strategies in-between the workers Brazilian Unified Health System . In conclusion, the cartography pointed that, besides a virtual collaborative platform, the Community of Practice is an active resource for Permanent Education in Health and Adult Development, that allows for mainstreaming education amidst health promotion practices, thus being strategic for the invigoration of the System.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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