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2019_ElisaSardãoColares.pdf9,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIgreja, Rebecca Forattini Altino Machado Lemos-
dc.contributor.authorColares, Elisa Sardão-
dc.date.accessioned2019-07-31T19:33:26Z-
dc.date.available2019-07-31T19:33:26Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.date.submitted2019-02-28-
dc.identifier.citationCOLARES, Elisa Sardão. Entre ir, (não) chegar e (não) voltar: as dinâmicas dos deslocamentos forçados de crianças centro-americanas e mexicanas para os Estados Unidos. 2019. 245 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35199-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractTodos os dias centenas de pessoas se propõem a cruzar uma das maiores cicatrizes da desigualdade entre o centro do capitalismo e sua periferia: a fronteira México-Estados Unidos. Munidas das razões mais complexas, de distintas perspectivas e de um sentimento de profunda coragem, pessoas de variadas etnias, gêneros, idades, nacionalidades e histórias, encontram-se, chocam-se e entrelaçam-se gerando dinâmicas entre aqueles que passam, os que ajudam a passar, os que buscam impedir a passagem e os que apenas observam esta cruzada. Neste contexto, a migração de crianças passa a ser visibilizada a partir de “crises” midiatizadas em torno de seu deslocamento considerado “não acompanhado”. Com base nos Estudos Sociais sobre as Infâncias e partindo de uma perspectiva de impensar as Ciências Sociais, pretende-se com este trabalho apresentar como se dão as dinâmicas de migração forçada de crianças da América Central e do México rumo aos Estados Unidos, ultrapassando os conceitos legais de “acompanhadas” e “não acompanhadas”. Para isso foi realizada pesquisa de campo com 45 crianças e adolescentes nas fronteiras de Tamaulipas-Texas e Sonora- Arizona entre janeiro e julho de 2018. A pesquisa foi centrada nas crianças e as considerou sujeitos ativos na própria definição das atividades realizadas. O campo multissituado permitiu a realização de atividades com as crianças albergadas nos Centros de Atenção ao Menor Fronteiriço de Matamoros e Reynosa, na Casa del Migrante de Matamoros e o centro “Camino a Casa” em Nogales, além de conviver por alguns meses junto ao acampamento da Caravana “Pueblo Sin Fronteras” em Hermosillo. A análise realizada no níveis macro, meso e micro permitiu entender os diversos cenários compostos e recriados pelos múltiplos atores que, a partir de seus movimentos, geram na migração forçada dinâmicas que engendram sofrimentos e emoções muito particulares de acordo com as interações (evitadas ou provocadas), os objetivos, além das partidas e permanências das crianças, que se encontram no centro da análise.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre ir, (não) chegar e (não) voltar : as dinâmicas dos deslocamentos forçados de crianças centro-americanas e mexicanas para os Estados Unidospt_BR
dc.title.alternativeEntre ir, (no) llegar y (no) volver : las dinámicas de los desplazamientos forzados de niñas y niños centroamericanos y mexicanos para los Estados Unidospt_BR
dc.title.alternativeBetween going, (not) arriving and (not) returning : the dynamics of forced displacement of Centro American and Mexican children in to United Statespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMigrações internacionaispt_BR
dc.subject.keywordDeslocamentos forçadospt_BR
dc.subject.keywordCrianças - aspectos sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Every day hundreds of people intend to cross one of the greatest scars of inequality between the center of capitalism and its periphery: the US-Mexico border Aimed with multiple and complex reasons, different perspectives and great courage, people of various ethnic groups, genders, ages, nationalities and histories, meet, collide and intertwine, generating dynamics among those who pass, those who help to pass, those who seek to prevent passage and those who only observe this crusade. In this context, the children migration becomes visible from media "crises" around their displacement considered "unaccompanied". Based on the Childhood Social Studies and starting from a perspective of “unthinking” Social Sciences, this thesis aims to present how the dynamics of children forced migration from Central America and Mexico to the United States, overcome the legal concepts of "accompanied" and "unaccompanied". For that, a field research was conducted with 45 children and adolescents in Tamaulipas-Texas and Sonora-Arizona borders between January and July 2018. The research focused on children and considered them as active subjects in the own definition of the activities they performed. The multi located field of research allowed activities with children at government and non-government shelters in Matamoros, Reynosa and Nogales, and also live for a few months at the caravan's camp named "Pueblo Sin Fronteras", in Hermosillo. The analysis look at the macro, meso and micro levels allow to understand the different scenarios composed and recreated by the multiple actors who, from their movements, generate the forced migration dynamics which generate sufferings, and a very particular pains and emotions according to the interactions (avoided or provoked), the objectives, besides the departures and children’s permanence, which are at the center of the analysis.pt_BR
dc.description.abstract2Todos los días cientos de personas se proponen cruzar una de las más grandes cicatrices de la desigualdad entre el centro del capitalismo y su periferia: la frontera México-Estados Unidos. A partir de múltiples y complejas razones, con distintas perspectivas y con gran valentía, personas de varias etnias, géneros, edades, nacionalidades e historias, se encuentran, se chocan y se entrelazan generando dinámicas entre aquellos que pasan, los que ayudan a pasar, los que buscan impedir el paso y los que sólo observan esa cruzada. En este contexto, la migración de niños pasa a ser visibilizada a partir de "crisis" mediáticas cerca su desplazamiento considerado "no acompañado". Con base en los Estudios Sociales sobre las Infancias y partiendo de una perspectiva de impensar las Ciencias Sociales, se pretende con este trabajo presentar como se dan las dinámicas de migración forzada de niños y niñas de Centroamérica y México hacia Estados Unidos, superando los conceptos legales de "acompañadas" y "no acompañadas". Con ese fin, se realizó una investigación con 45 niñas, niños y adolescentes en las fronteras de Tamaulipas-Tejas y Sonora-Arizona entre enero y julio de 2018. La investigación se centró en las niñas y niños de manera a considerarlos sujetos activos en la propia definición de las actividades realizadas. El campo multisituado permitió la realización de actividades con niñas y niños albergados en los Centros de Atención al Menor Fronterizo de Matamoros y Reynosa, en la Casa del Migrante de Matamoros y el centro "Camino a Casa" en Nogales, además de convivir por algunos meses junto al campamento de la Caravana "Pueblo Sin Fronteras" en Hermosillo. El análisis realizado en los niveles macro, meso y micro permitió entender los diversos escenarios compuestos y recreados por los múltiples actores que, a partir de sus movimientos, generan en la migración forzada dinámicas que generan sufrimientos y emociones muy particulares de acuerdo con las interacciones (evitadas o provocadas), los objetivos, además de las partidas y permanencias de los niños, que se encuentran al centro del análisis.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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