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Titre: Avaliação da capacidade de inovação em serviços públicos : o caso dos Correios
Auteur(s): Queiroz, Breiner Araújo
Orientador(es):: Moreira, Marina Figueiredo
Assunto:: Inovação em serviços públicos
Serviço público
Capacidade de inovação
Date de publication: 7-aoû-2019
Référence bibliographique: QUEIROZ, Breiner Araújo. Avaliação da capacidade de inovação em serviços públicos: o caso dos Correios. 2019. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Este estudo tem por objetivo sumarizar as dimensões e fatores teóricos representativos dos modelos de capacidade de inovação e testar as manifestações empíricas aplicadas ao serviço público. Por meio de revisão de literatura internacional da produção dos últimos cinco anos, elaborou-se quadro analítico, um framework, dos fatores e dimensões dos modelos teóricos conhecidos. O quadro é composto por quatro dimensões: i) Suporte Organizacional; ii) Pessoas e Cultura; iii) Processos e Métricas; e iv) Estratégia e Gerenciamento em Inovação. Para testar a manifestação empírica destes fatores e dimensões, realizou-se estudo de caso com a organização Correios. Trata-se de pesquisa qualitativa com coleta por meio de 17 entrevistas semiestruturadas e análise de evidências por meio de análise de conteúdo. Resultados apontam que, dos 18 fatores originais, confirmaram-se 4 que tiveram plena aderência às premissas teóricas originais; 12 que tiveram aderência parcial; e 2 fatores que tiveram dissonância às premissas teóricas originais. Um achado deste trabalho foi um fator emergente, a “Dependência Política”.
Abstract: The main objective of this study is to summarize the dimensions and theoretical factors from innovation capabilities models and test their empirical manifestation in the context of public service. Through an literature review from the last five years, a framework was created to summarize the factors and dimensions from previous models. This framework covers four dimensions and eighteen factors: i) Organizational Support; ii) People and Culture; iii) Process and Metrics; and iv) Strategy and Innovation Management, formed by the factors Strategic Planning, Performance Management, Risk Management and Knowledge Management. To test the empirical manifestation of these factors and dimensions, a case study has been conducted with the organization Correios. This is a qualitative research that resorted to data collection through 17 interviews and content analysis. Results show that, from the 18 original factors, 4 factors have been confirmed with full adhesion to the original theoretical premises, 12 have revealed partial adhesion, and 2 factors have diverged from the original theoretical premises. One of the main findings of this study is an emergent factor, namely, Political Dependence.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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