Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gatti, Thérèse Hofmann | - |
dc.contributor.author | Pic, Camille Venturelli | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T16:52:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T16:52:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | PIC, Camille Venturelli. Arte_Equoterapia: confluências na educação em artes visuais com crianças autistas. 2019. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35312 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atual pesquisa pertence à linha de pesquisa em Educação em Artes Visuais,
do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Departamento de Artes
Visuais/IdA/UnB. A proposta prática e teórica deste trabalho se insere nas
análises e avaliações oriundas da interface entre Educação em Artes Visuais e
equoterapia e na Política Nacional de Educação Especial. Nesse sentido,
considerando aproximações e distanciamentos entre educação em artes visuais
e equoterapia, o objetivo geral da pesquisa tem como finalidade estudar e
investigar as contribuições da Arte_equoterapia, para a educação especial e
inclusiva, no direito das pessoas com deficiências, de crianças com o Transtorno
do Espectro Autista. As referências teóricas percorreram as principais fontes
sobre metodologia de pesquisa de campo e de pesquisa teórica a/r/t/ográfica,
assim como perpassaram por referências bibliográficas de estudos que
descrevem os processos, os métodos, as técnicas e as tecnologias de materiais
inseridas no processo criativo, cujas propostas visavam por meio da Arte
contribuir para o bem-estar emocional de crianças autistas. A dissertação foi
estruturada em quatro seções, a saber: 1. Educação especial/inclusiva e as
Artes Visuais; 2. Materiais arte/educativos e Objetos de Aprendizagem, no
contexto da pesquisa em Arte_equoterapia; 3. Aplicação da pesquisa
prática (grupo 1 arte e equoterapia) e 4. Aplicação da pesquisa prática
(Grupo 2- equoterapia). Buscou-se também responder algumas questões, que
pretenderam esclarecer como as Artes Visuais e a Equoterapia, com abordagem
transdisciplinar, podem ser meios que auxiliam o simbólico, a autoexpressão e
como elas (as Artes Visuais e a equoterapia) podem auxiliar na redução dos
prejuízos que o autismo carrega na comunicação, no comportamento e na
interação social das crianças envolvidas na pesquisa. Esta pesquisa foi
autorizada pelo comitê de ética de pesquisa com seres humanos da faculdade
de ciências da saúde da Universidade de Brasília. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte_Equoterapia : confluências na educação em artes visuais com crianças autistas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equoterapia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research belongs to the line of research in Education in Visual Arts, the
Post-Graduate Program in Visual Arts, Department of Visual Arts / IdA / UnB.
The practical and theoretical proposal is inserted in the analyzes and evaluations
from the interface between education in visual arts and equine therapy and in the
National Policy of Special Education. In this sense, considering the
approximations and distances between education in visual arts and equine
therapy, the general objective of the research was to study and investigate the
contributions of Art_equine therapy, for the special and inclusive education in the
right of people with disabilities, of children with Disorder of the Autistic Spectrum.
Theoretical references covered the main sources of methodology for field
research and theoretical research a/r/t/ographic, as well as bibliographical
references of studies describing the processes and methods, techniques and
technologies of materials inserted in the creative process, whose proposals
aimed through art to contribute to the emotional well-being of autistic children.
The dissertation was structured in four sections, namely: 1. Special / inclusive
education and the visual arts; 2. Art / educational materials and object of
learning, in the context of research in Art_equine therapy; 3. Application of
practical research (group 1 art and equine therapy) and 4. Application of practical
research (group 2- equine therapy). Attached, bureaucratic documents used to
carry out the research were made available. It was also sought to answer some
questions, which sought to clarify how the visual arts and equine therapy, with a
transdisciplinary approach, can be means that help the symbolic, self-expression
and as possibilities (Visual Arts and Equine Therapy) to help reduce the damage
of autism in communication, behavior and social interaction of the children
involved in the research. This research was authorized by ethics committee of
research with human beings of the faculty of health sciences of the University of
Brasilia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|