Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Isamar Gonçalo de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T18:47:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T18:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-21 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Isamar Gonçalo de Sousa. A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior. 2019. 116., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35325 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem o objetivo de analisar como se dá a formação do professor bacharel e como
este professor mobiliza seus saberes e práticas pedagógicas no ensino superior. Os objetivos
específicos são: mapear qual foi a formação inicial e continuada do professor bacharel
universitário; analisar como se construiu a formação do professor bacharel universitário; e
investigar como os saberes e as práticas são mobilizados pelo professor bacharel universitário.
O problema de pesquisa é: como os professores bacharéis se formaram e como mobilizam seus
saberes e práticas pedagógicas na educação universitária? O enfoque de pesquisa utilizado foi
o qualitativo. Para responder à questão elencada, realizaram-se, além de pesquisas
bibliográficas e análises documentais, uma pesquisa empírica efetivada da seguinte forma: com
envio e recebimento eletrônico de roteiro de entrevista e as respectivas respostas. A pesquisa
foi realizada na Faculdade UnB do Gama, localizada no Gama (DF). Participaram do estudo 15
professores efetivos da instituição, os quais atuam na docência há mais de quatro anos. Em
relação ao suporte teórico, os principais autores presentes na dissertação são Cunha (2010),
Gauthier (1998), Perrenoud (2000), Pimenta (2000), Machado (2009) e Tardif (2014). A
análise do material de pesquisa permitiu afirmar que a prática pedagógica do professor bacharel
sem formação pedagógica formal se dá a partir das experiências vividas durante a formação,
com base na recordação de seus próprios professores. A prática do professor modifica-se ao
longo de suas experiências, com o desenvolvimento dos saberes docentes necessários à atuação.
Apesar do reconhecimento, os entrevistados necessitam da formação pedagógica formal para
desenvolver conhecimentos pedagógicos, que também são necessários ao docente da Educação
Superior. O estudo evidenciou, ainda, que no cenário investigado muitos docentes sentem que
possuem boa formação e se sentem aptos para a sala de aula e procuram meios de continuar sua
formação, saberes e práticas pedagógicas por meio da formação continuada. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze how the formation of the bachelor’s teacher and how he mobilizes
his knowledge and pedagogical practices in higher education. The specific objectives are to
map which was the initial and continued formation of the university bachelor’s teacher; analyze
how the formation of the university bachelor’s teacher was built; investigate how the
knowledges and practices are mobilized by the university bachelor’s teacher. The research
problem is: How did the bachelor’s teachers graduate and how do they mobilize their
knowledge and pedagogical practices in university education? The research focus was
qualitative. In order to answer the question mentioned, in addition to bibliographical research
and documentary analysis, empirical research was carried out as follows: sending and receiving
an electronic interview script and the corresponding answers. The research was carried out at
the Faculty of Gama located in the satellite city of Gama-DF. The study will include 15 faculty
members who have been teaching for more than four years. To give theoretical support, the
main authors are Cunha (2010), Gauthier (1998), Perrenoud (2000), Pimenta (2000), Machado
(2009) and Tardif (2014). The analysis of the research material made it possible to affirm that
the pedagogical practice of the bachelor’s teacher without formal pedagogical training is based
on the experiences lived during the formation, based on the memory of his own teachers. The
teacher's practice is modified throughout his / her experiences, with the development of the
teaching knowledge necessary for the performance. Despite the recognition, the interviewees
need the formal pedagogical training to develop pedagogical knowledge, which are also
necessary for the Higher Education teacher. The study also showed that in the scenario
investigated many teachers feel that they are well trained and feel fit for the classroom and seek
ways to continue their training, knowledge and pedagogical practices through continuing
education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|