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Título : A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior
Autor : Ribeiro, Isamar Gonçalo de Sousa
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Professores universitários
Professores - formação
Práticas pedagógicas
Ensino superior
Fecha de publicación : 22-ago-2019
Citación : RIBEIRO, Isamar Gonçalo de Sousa. A formação do professor bacharel e a construção dos saberes pedagógicos na educação superior. 2019. 116., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Essa pesquisa tem o objetivo de analisar como se dá a formação do professor bacharel e como este professor mobiliza seus saberes e práticas pedagógicas no ensino superior. Os objetivos específicos são: mapear qual foi a formação inicial e continuada do professor bacharel universitário; analisar como se construiu a formação do professor bacharel universitário; e investigar como os saberes e as práticas são mobilizados pelo professor bacharel universitário. O problema de pesquisa é: como os professores bacharéis se formaram e como mobilizam seus saberes e práticas pedagógicas na educação universitária? O enfoque de pesquisa utilizado foi o qualitativo. Para responder à questão elencada, realizaram-se, além de pesquisas bibliográficas e análises documentais, uma pesquisa empírica efetivada da seguinte forma: com envio e recebimento eletrônico de roteiro de entrevista e as respectivas respostas. A pesquisa foi realizada na Faculdade UnB do Gama, localizada no Gama (DF). Participaram do estudo 15 professores efetivos da instituição, os quais atuam na docência há mais de quatro anos. Em relação ao suporte teórico, os principais autores presentes na dissertação são Cunha (2010), Gauthier (1998), Perrenoud (2000), Pimenta (2000), Machado (2009) e Tardif (2014). A análise do material de pesquisa permitiu afirmar que a prática pedagógica do professor bacharel sem formação pedagógica formal se dá a partir das experiências vividas durante a formação, com base na recordação de seus próprios professores. A prática do professor modifica-se ao longo de suas experiências, com o desenvolvimento dos saberes docentes necessários à atuação. Apesar do reconhecimento, os entrevistados necessitam da formação pedagógica formal para desenvolver conhecimentos pedagógicos, que também são necessários ao docente da Educação Superior. O estudo evidenciou, ainda, que no cenário investigado muitos docentes sentem que possuem boa formação e se sentem aptos para a sala de aula e procuram meios de continuar sua formação, saberes e práticas pedagógicas por meio da formação continuada.
Abstract: This research aims to analyze how the formation of the bachelor’s teacher and how he mobilizes his knowledge and pedagogical practices in higher education. The specific objectives are to map which was the initial and continued formation of the university bachelor’s teacher; analyze how the formation of the university bachelor’s teacher was built; investigate how the knowledges and practices are mobilized by the university bachelor’s teacher. The research problem is: How did the bachelor’s teachers graduate and how do they mobilize their knowledge and pedagogical practices in university education? The research focus was qualitative. In order to answer the question mentioned, in addition to bibliographical research and documentary analysis, empirical research was carried out as follows: sending and receiving an electronic interview script and the corresponding answers. The research was carried out at the Faculty of Gama located in the satellite city of Gama-DF. The study will include 15 faculty members who have been teaching for more than four years. To give theoretical support, the main authors are Cunha (2010), Gauthier (1998), Perrenoud (2000), Pimenta (2000), Machado (2009) and Tardif (2014). The analysis of the research material made it possible to affirm that the pedagogical practice of the bachelor’s teacher without formal pedagogical training is based on the experiences lived during the formation, based on the memory of his own teachers. The teacher's practice is modified throughout his / her experiences, with the development of the teaching knowledge necessary for the performance. Despite the recognition, the interviewees need the formal pedagogical training to develop pedagogical knowledge, which are also necessary for the Higher Education teacher. The study also showed that in the scenario investigated many teachers feel that they are well trained and feel fit for the classroom and seek ways to continue their training, knowledge and pedagogical practices through continuing education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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