http://repositorio.unb.br/handle/10482/35456
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_GabrielLourençoCarvalho.pdf | 10,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O ensino de guitarra em grupo : uma proposta pedagógica |
Autor : | Carvalho, Gabriel Lourenço |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:musicogabriel@gmail.com |
Orientador(es):: | Montandon, Maria Isabel |
Assunto:: | Música - instrução e estudo Instrumentos de corda - ensino Guitarra - ensino Práticas pedagógicas |
Fecha de publicación : | 16-sep-2019 |
Data de defesa:: | 29-jun-2018 |
Citación : | CARVALHO, Gabriel Lourenço. O ensino de guitarra em grupo: uma proposta pedagógica. 2018. 133 f, il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica que forneça recursos didáticos para o Curso Básico de Guitarra do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, seguindo os princípios e tendências atuais do ensino de instrumento musical em grupo, de forma que prepare os alunos para a prova de ingresso do curso de nível técnico em guitarra da mesma escola e, simultaneamente, complemente sua formação, abordando alguns recursos desse instrumento que o curso técnico não contempla. A revisão de literatura inclui temáticas como o ensino de guitarra, currículos e repertórios no ensino de guitarra, tendências atuais no ensino de instrumento musical, aprendizagem informal e ensino formal da música popular. Foi realizado um memorial reflexivo das orientações, com foco na relação entre minha própria formação como músico e minha atuação como professor. A elaboração da proposta pedagógica parte de princípios advindos da revisão de literatura no que concerne ao ensino de guitarra em grupo, aos princípios relacionados a aprendizagens não formais, ensino formal da música popular e no levantamento de habilidades, conteúdos e atitudes a partir dos quais o material foi desenvolvido. Como resultado, apresento seis peças para grupos de guitarras contendo de 3 a 6 vozes, escritas em notação tradicional e tablatura, acompanhadas das gravações na íntegra e playbacks. Nesse material, levou-se em conta os diferentes níveis dos alunos em uma mesma turma. Concluiu-se que os métodos e repertórios devem ser sempre renovados para tornar a aula mais atrativa, mas sempre respeitando o programa de ensino da instituição. Percebeu-se também, que as estratégias voltadas para o ensino em grupo contribuíram para a interação entre os alunos e para seu interesse nas aulas. |
Abstract: | The present study aims to present a pedagogical proposal that provides didactic resources for the Basic Electric Guitar Course of the Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (Center for Professional Education Brasilia Music School), following the current principles and trends for a musical instrument group teaching, in order to prepare students for the entrance exam in the electric guitar technical level course and, at the same time, complement their education, approaching some resources for this instrument that the technical level course does not include. The literature review includes topics such as guitar teaching, curricula and repertoires in guitar teaching, current trends in musical instrument teaching, informal learning and formal teaching of popular music. A reflective memorial was made, especially on the relationship between self training as a musician and acting as a teacher. The elaboration of the pedagogical proposal was based on literature review principles regarding electric guitar group teaching, principles related to non-formal learning, formal popular music teaching and raising skills, contents and attitudes from which the material was developed. As a result, were presented six pieces for electric guitar groups containing 3 to 6 voices, written in traditional notation and tablature, accompanied by full recordings and playbacks. In this material, the different skill levels of students studying in the same class were taken into account. The conclusion was that the methods and repertoires should always be renewed to make the class more attractive, but always respecting the institution teaching program. It was also noticed that the strategies directed to group teaching contributed to the interaction among students and their interest in the classes. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.