Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Carlos Eduardo Luna de | - |
dc.contributor.author | Daga, Clarice Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T20:30:26Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T20:30:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | DAGA, Clarice Cavalcante. Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem: estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC. 2019. xv, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35516 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | É cada vez maior a necessidade de atender as exigências dos usuários quanto ao conforto
acústico nos mais diversos tipos de edificações. No ambiente educacional, o excesso de
ruído não causa apenas incômodo, como também interfere diretamente no rendimento do
aluno e do professor. Este trabalho apresenta uma contribuição para a área de arquitetura
e educação por meio da análise da qualidade acústica de salas de aula do Instituto Central
de Ciências (ICC), situado na Universidade de Brasília (UnB). A análise foi realizada sob
um ponto de vista arquitetônico, a qual é, na maioria dos casos simplesmente
negligenciada e não possuem as condições necessárias para que estes ambientes possam
desempenhar seu principal objetivo que é proporcionar meios para um ótimo nível de
aprendizagem. Na metodologia de análise, utilizou-se o Software EASE para avaliação
acústica do Tempo de Reverberação, STI e %ALCons de forma analítica. Estes são
parâmetros diretamente ligados a inteligibilidade do espaço. Também buscou-se aferir, in
loco, o tempo de reverberação das salas para comparação com os dados obtidos
analiticamente. Para complementar os resultados obtidos realizou-se também, a
identificação da percepção dos alunos em relação a qualidade acústica das salas de aula,
os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário. A metodologia mostrouse
adequada para obtenção dos dados e os resultados encontrados apontam que todas as
tipologias de salas estudadas não atendem as condições acústicas mínimas do tempo de
reverberação, de acordo com os valores de referência normativos descritos na ABNT
NBR 12179:1992. A análise dos dados da %ALCons e STI, em confronto com a
classificação de acordo com a ABNT NBR IEC 60268-16:2018 também obtiveram-se
resultados desfavoráveis. Afim de atender aos parâmetros acústicos analisados foram
realizados os cálculos analíticos com porcentagens de materiais acústicos aplicados no
forro das salas de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acústica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ruído | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade acústica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is increasingly necessary to meet the requirements of users regarding acoustic comfort
in various types of buildings. In the educational environment, excessive noise does not
only cause discomfort, but also interferes directly with the student's and teacher's
productivity. This paper presents a contribution to the area of architecture and
education through the analysis of the acoustic quality of classrooms of the Central
Institute of Sciences (ICC), located at the University of Brasilia (UnB). The analysis was
performed from an architectural point of view, which is, in most cases simply neglected
and the architecture does not have the necessary conditions for these environments to
fulfill their main goal, which is to provide means for a great level of learning. In the
analysis methodology, we used the EASE Software for acoustic evaluation of
reverberation time, STI and % ALCons. These are parameters directly linked to the
intelligibility of the space. It was also tried to verify, in loco, the reverberation time of
the rooms for comparison with the data obtained analytically. The students ' perception
regarding the acoustic quality of the classrooms was also obtained through the
application of a questionnaire. The methodology proved to be adequate to obtain the
data and the results found indicate that all the typologies of the rooms studied do not
meet the minimum acoustic conditions of reverberation time, according to the
normative reference values described in ABNT NBR 12179:1992. The analysis of the data
of the % ALCons and STI, in confrontation with the classification according to ABNT NBR
IEC 60268-16:2018, also obtained unfavorable results. In Order to meet the acoustic
parameters analyzed, the analytical calculations were performed with percentages of
acoustic materials applied in the lining of the classrooms. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|