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Title: Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem : estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC
Authors: Daga, Clarice Cavalcante
Orientador(es):: Melo, Carlos Eduardo Luna de
Assunto:: Acústica
Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências
Ruído
Qualidade acústica
Issue Date: 4-Oct-2019
Citation: DAGA, Clarice Cavalcante. Avaliação do conforto acústico em ambientes de ensino e aprendizagem: estudo de caso de salas de aula do Instituto Central de Ciências – ICC. 2019. xv, 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: É cada vez maior a necessidade de atender as exigências dos usuários quanto ao conforto acústico nos mais diversos tipos de edificações. No ambiente educacional, o excesso de ruído não causa apenas incômodo, como também interfere diretamente no rendimento do aluno e do professor. Este trabalho apresenta uma contribuição para a área de arquitetura e educação por meio da análise da qualidade acústica de salas de aula do Instituto Central de Ciências (ICC), situado na Universidade de Brasília (UnB). A análise foi realizada sob um ponto de vista arquitetônico, a qual é, na maioria dos casos simplesmente negligenciada e não possuem as condições necessárias para que estes ambientes possam desempenhar seu principal objetivo que é proporcionar meios para um ótimo nível de aprendizagem. Na metodologia de análise, utilizou-se o Software EASE para avaliação acústica do Tempo de Reverberação, STI e %ALCons de forma analítica. Estes são parâmetros diretamente ligados a inteligibilidade do espaço. Também buscou-se aferir, in loco, o tempo de reverberação das salas para comparação com os dados obtidos analiticamente. Para complementar os resultados obtidos realizou-se também, a identificação da percepção dos alunos em relação a qualidade acústica das salas de aula, os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário. A metodologia mostrouse adequada para obtenção dos dados e os resultados encontrados apontam que todas as tipologias de salas estudadas não atendem as condições acústicas mínimas do tempo de reverberação, de acordo com os valores de referência normativos descritos na ABNT NBR 12179:1992. A análise dos dados da %ALCons e STI, em confronto com a classificação de acordo com a ABNT NBR IEC 60268-16:2018 também obtiveram-se resultados desfavoráveis. Afim de atender aos parâmetros acústicos analisados foram realizados os cálculos analíticos com porcentagens de materiais acústicos aplicados no forro das salas de aula.
Abstract: It is increasingly necessary to meet the requirements of users regarding acoustic comfort in various types of buildings. In the educational environment, excessive noise does not only cause discomfort, but also interferes directly with the student's and teacher's productivity. This paper presents a contribution to the area of architecture and education through the analysis of the acoustic quality of classrooms of the Central Institute of Sciences (ICC), located at the University of Brasilia (UnB). The analysis was performed from an architectural point of view, which is, in most cases simply neglected and the architecture does not have the necessary conditions for these environments to fulfill their main goal, which is to provide means for a great level of learning. In the analysis methodology, we used the EASE Software for acoustic evaluation of reverberation time, STI and % ALCons. These are parameters directly linked to the intelligibility of the space. It was also tried to verify, in loco, the reverberation time of the rooms for comparison with the data obtained analytically. The students ' perception regarding the acoustic quality of the classrooms was also obtained through the application of a questionnaire. The methodology proved to be adequate to obtain the data and the results found indicate that all the typologies of the rooms studied do not meet the minimum acoustic conditions of reverberation time, according to the normative reference values described in ABNT NBR 12179:1992. The analysis of the data of the % ALCons and STI, in confrontation with the classification according to ABNT NBR IEC 60268-16:2018, also obtained unfavorable results. In Order to meet the acoustic parameters analyzed, the analytical calculations were performed with percentages of acoustic materials applied in the lining of the classrooms.
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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