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dc.contributor.advisorCarvalho, Olgamir Francisco de-
dc.contributor.authorSilva, Klever Corrente-
dc.date.accessioned2019-10-17T21:03:02Z-
dc.date.available2019-10-17T21:03:02Z-
dc.date.issued2019-10-17-
dc.date.submitted2019-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Klever Corrente. Educação para a Carreira e projeto de vida: confluência das representações sociais e do habitus estudantil. 2019. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35609-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo a Educação para a Carreira, uma modalidade de Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Atualmente, as escolas do Distrito Federal não possuem serviços institucionalizados e universalizados que preparem os estudantes para realizarem escolhas e tomarem decisões em relação aos seus projetos de vida, e sem esse suporte, eles enfrentam essa problemática sozinhos, com dificuldades, não conseguindo avaliar adequadamente as suas consequências. Diante desse cenário, esta investigação busca, por um lado, identificar as problemáticas vocacionais que os jovens do ensino médio enfrentam nesta fase da vida e, por outro lado, busca analisar também, o papel da Educação para a Carreira na preparação para as escolhas e tomadas de decisões. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes concluintes do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. Embasada em um modelo teórico que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia Social de Bourdieu, aplicou-se um questionário para apreender os referentes do habitus estudantil e um teste de associação livre de palavras para conhecer as representações elaboradas e partilhadas coletivamente pelo grupo estudado. Os resultados apontam que o habitus estudantil confluem e dialogam com as representações sociais. Identificou-se os estudantes vivenciaram poucas ou nenhuma atividade na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões. Percebeu-se que os alunos reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e sentem a necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP sistematicamente. Ademais, constatou-se que os discentes encaram o processo de escolha de uma carreira ou profissão como importante, difícil e estressante. Apresenta-se nesta pesquisa, também, um relatório técnico que mapeia as iniciativas de Projeto de Vida nos estados brasileiros e, como contraponto, indica-se a Educação para a Carreira, enquanto abordagem que responde adequadamente às lacunas identificadas nos processos formativos, às demandas solicitadas pelo Estado e pela sociedade e aos anseios e expectativas dos estudantes. Constatou-se, que através da Educação para a Carreira é possível ampliar e transformar o entendimento e a percepção dos discentes preparando-os para o seu processo de escolha e tomada de decisões em seu Projeto de Vida.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantilpt_BR
dc.title.alternativeCareer Education and life project : convergence of social representations and student habituspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrientação profissional - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordEducação para a carreirapt_BR
dc.subject.keywordCarreira profissional - orientaçãopt_BR
dc.subject.keywordTomada de decisãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria das representações sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has Career Education as its object of study, a modality of Professional and Vocational Guidance aimed at the educational context. Nowadays, schools in the Federal District do not offer institutionalized and universal services that prepare students to make choices and decisions related to their life projects, and without such a support system, they face these problems alone, with difficulty, unable to properly assess the consequences of their choices. Contemplating this issue, this study seeks to, on the one hand, identify vocational problems that young students in high school face, and on the other hand, it also seeks to analyze the role of Career Education in the preparation for choice and decision-making. To this purpose, an empirical research was conducted with students that are finishing high school in public schools in the Federal District. Based on a theoretical model which articulates Moscovici’s Social Representation Theory with Bourdieu’s Social Praxeology, a questionnaire was handed out to collect references on students’ habitus, and a word association test was applied to better comprehend the representations that are elaborated and shared by the studied group. Results show that the students’ habitus converge with social representations. Students that have few or no activities in school that prepare them for the choice and decision-making process were identified. It was perceived that students recognize the orientation and preparatory activities in school and feel the need of having the school’s systematical support in the Professional and Vocational Guidance process. Moreover, we have found that they view the process of choosing a career or profession as an important one, as well as being difficult and stressful. This research also presents a technical report which maps out the initiatives of life projects in Brazilian states, and as a counterpoint, we indicate Career Education, since it is an approach that adequately fills gaps that are identified in the educational process, in addition to fulfilling demands made by the Government and by society, along with the students’ yearnings and expectations. We have found that through Career Education, it is possible to broaden and transform the understanding and perception of students, preparing them to make choices and decisions related to their life projects.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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