http://repositorio.unb.br/handle/10482/35625
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_LeisaSasso.pdf | 80,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação em visualidades no “Chicão” : Centro Educacional São Francisco do Distrito Federal |
Authors: | Sasso, Leísa |
Orientador(es):: | Dias, Belidson |
Assunto:: | Práticas pedagógicas Visualidades Gestão escolar |
Issue Date: | 19-Oct-2019 |
Data de defesa:: | 2018 |
Citation: | SASSO, Leísa. Educação em visualidades no “Chicão”: Centro Educacional São Francisco do Distrito Federal. 2018. 414 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Abstract: | Esse trabalho estuda os meios pelas quais as práticas pedagógicas centradas nas visualidades são capazes de mudar a condução do trabalho desenvolvido na escola e consequentemente a educação promovida nesse âmbito. Estudamos se as práticas pedagógicas que consideram as visualidades tornam mais prazerosas as atividades pedagógicas para os estudantes e professores, e se direcionam a organização escolar para essa mudança. Busca-se entender como os projetos de trabalho que articulam as visualidades no currículo afetam o ambiente, a gestão e interferem nas metodologias até então adotadas. Foi estudado o Centro Educacional São Francisco (Chicão), escola pública de Educação Básica em São Sebastião/DF que, desde 2008, está a privilegiar em sua Proposta Político Pedagógica (PPP) a condução de práticas educativas a partir dos projetos de trabalho em consonância com os Estudos da Cultura Visual, e embasa suas atividades na Teoria Crítica. Procura-se entender de que forma esses projetos de trabalho, aqui entendidos também como eventos artísticos pedagógicos, colaboram para o fomento da crítica cultural, social e a construção de saberes. A fundamentação teórica desse estudo relaciona cultura, educação e política, considerando na educação as questões da “dominação e emancipação política dos sujeitos” na perspectiva dos Estudos da Cultura Visual, os Estudos Culturais, a Pedagogia Crítica, a A|r|t|ografia e a Pedagogia Cultural. Aqui, os escritos dos filósofos pós-estruturalistas se articulam com a educação para aproximar-se das mudanças em curso. Estuda-se como a arte pode ser utilizada no contexto escolar para ampliar possibilidades de trabalho dialógico com as demais disciplinas curriculares e com o cotidiano dos estudantes. Pretende-se entender como os projetos de trabalho afetaram a construção da identidade dessa escola e as mudanças pedagógicas geradas, a partir desses. A metodologia que estrutura a tese se situa em um projeto a|r|t|ográfico que propõem diálogos entre arte, prática pedagógica e teoria. O olhar dessa artista, pesquisadora e professora, situada como gestora escolar, busca reconstruir as narrativas e significações desses projetos pedagógicos para os atores do processo educativo. Foi realizado um estudo de caso no qual foram utilizados dados visuais, foto-elicitação e entrevistas com estudantes e professores. Leva-se em conta 93 sujeitos que respondem sobre os projetos desenvolvidos na Rede Pública do DF no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, entre 2002 e 2007, e os desdobramentos dessas práticas que ocorreram no Centro Educacional São Francisco, entre 2008 e 2014, e seu anexo da sócio-educação, a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS), a partir de 2012. Os resultados encontrados em 1860 pequenas narrativas apontam para o estabelecimento de laços de afetividade dos sujeitos com relação à escola e também com os projetos de trabalho. Nos dados encontramos o fomento da crítica social e cultural associado às visualidades das práticas artísticas e pedagógicas. Foi identificado pelo MEC, em 2015, e pelas narrativas dos colaboradores, em 2017, que o Projeto Político Pedagógico (PPP) no Chicão é responsavel por articular o currículo com a multidimensionalidade do ser humano e elevar o status da Arte na Educação, tornando-a protagonista das inovações e criatividade. |
Abstract: | This work studies the means by which pedagogical practices centered on the visuals are able to change the conduct of the work developed in the school and consequently the education promoted in this scope. We study whether the pedagogical practices that consider the visualities make pedagogic activities more pleasant for students and teachers, and direct the school organization for this change. It seeks to understand how the work projects that articulate the visualities in the curriculum affect the environment, the management and interfere in the methodologies hitherto adopted. It was studied the São Francisco Educational Center (Chicão), a public school of Basic Education in São sebastião / DF that privileges in its Political Pedagogical Proposal (PPP) the conduction of educational practices from the work projects in consonance with the Studies of Visual Culture , and bases its activities on Critical Theory. It seeks to understand how these work projects, here understood as artistic pedagogical events, collaborate in the promotion of cultural, social criticism and the construction of knowledge. The theoretical foundation of this study relates culture, education and politics, considering in education the issues of "domination and political emancipation of subjects" in the perspective of Visual Culture Studies, Cultural Studies, Critical Pedagogy, and Cultural Pedagogy. Here the writings of post-structuralist philosophers articulate with education in order to approach the ongoing changes. It is studied how art can be used in the school context to expand possibilities of dialogical work with the other curricular subjects and with students' daily life. It is intended to understand how the work projects affected the construction of the identity of this school and the pedagogical changes generated, from these. The methodology that structures the thesis is situated in an art project that proposes dialogues between art, pedagogical practice and theory. The look of this artist, researcher and teacher, located as a school manager, seeks to reconstruct the narratives and meanings of these pedagogical projects for the actors of the educational process. A case study was conducted in which visual data, photo-elicitation and interviews with students and teachers were used. It takes into account 93 subjects that respond on the projects developed in this school between 2002 and 2014. The results found in 1860 small narratives point to the establishment of bonds of affectivity with the school and also with the work projects. In the data we find the promotion of social and cultural criticism associated with the visualities of artistic and pedagogical practices. It was identified by the MEC in 2015 and by the narratives of the collaborators in 2017 that the Political Project Pedagogical (PPP) in Chicão is responsible for articulating the curriculum with the multidimensionality of the human being and raising the status of Art in Education by making it protagonist of innovations and creativity. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.