http://repositorio.unb.br/handle/10482/35630
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_PaulaCristinaMortaridaCosta.pdf | 8,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Referenciais para avaliação do Programa de Aperfeiçoamento Para Carreiras (ENAP) : modelo lógico |
Autor : | Costa, Paula Cristina Mortari da |
Orientador(es):: | Britto, Maria Júlia Pantoja de |
Assunto:: | Gestão de pessoas Capacitação profissional Desenvolvimento profissional Avaliação de programas Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Fecha de publicación : | 19-oct-2019 |
Data de defesa:: | 27-feb-2019 |
Citación : | COSTA, Paula Cristina Mortari da. Referenciais para avaliação do Programa de Aperfeiçoamento Para Carreiras (ENAP): modelo lógico. 2019. 137 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | No contexto da Administração Pública os programas de desenvolvimento profissional adquirem relevância para a aquisição de competências necessárias ao desempenho efetivo no trabalho e ao alcance de resultados institucionais. Nessa perspectiva, os programas de capacitação governamentais têm destaque especial, pois integram ações de aprendizagem voltadas para as necessidades do setor público e suas capacidades. O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras, objeto do presente estudo, vem sendo implementado aos servidores das carreiras transversais e estratégicas de governo, entretanto, ainda não há uma avaliação sistemática de seu desenvolvimento. Diante disso, esta pesquisa tem o objetivo de elaborar referenciais para a avaliação do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras, considerando o período de 2016 a 2018, com foco nos servidores da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, utilizando o método do Modelo Lógico. Para tanto, o estudo adota uma abordagem quali-quanti, seguindo a estratégia transformadora sequencial e de estudo de caso. Sua natureza é descritiva exploratória, e utiliza a análise documental e entrevistas semiestruturadas como técnicas de pesquisa. Como principais produtos deste estudo, foi gerado o organograma do Modelo Lógico, com especificação dos elementos constituintes e de suas inter-relações. E, ainda, levantados os principais referenciais para futuras avaliações do programa. Após a validação do modelo, foram analisados os resultados das avaliações de reação aplicadas aos alunos ao final de cada curso, bem como as médias de aprendizagem destes participantes. Concluiu-se que este modelo é aderente e explica o programa escolhido, sendo os referenciais importantes subsídios para futuras pesquisas. No geral, os resultados de curto prazo analisados apresentam pouca diferença e os índices de avaliação são similares e com valores altos em relação à média de notas. |
Abstract: | In the context of public administration, professional development programs play a relevant role in the acquisition of necessary competencies to a effective performance at work as well as to the achievement of institutional results. From this perspective, govemment training programs are especially prominent because they integrate learning actions geared to the needs of the public sector and its capacities. The Career Improvement Program, object of this study, has been applied to the servants of the transversal and strategic careers of govemment, however, there is not yet a systematic evaluation of its development. In view of this, the aim of this research is to elaborate benchmarks for the evaluation of the Careers Improvement Program, considering the period from 2016 to 2018, focusing on the servants of the career of Specialist in Public Policies and Governmental Management, using the Logical Model method. For this, this study adopts a qualitative-quantitative approach, following the sequential transformative strategy and case study. Its nature is descriptive exploratory and uses documentary analysis and semistructured interviews as research techniques. As the main products of this study, the organizational chart of the Logical Model was generated, specifying the constituent elements and their interrelationships. And, still, raised the main references for future evaluations of the program. After the validation of the model, the results of the reaction evaluations applied to the students at the end of each course were analyzed, as well as the learning averages of these participants. It was concluded that this model is adherent and explains the chosen program, and the references are important subsidies for future research. In general, the short-term results analyzed have little difference and the evaluation indices are similar and high in relation to the average score. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.