Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cajueiro, Daniel Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pinto, Thiago Luis dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T22:02:07Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T22:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-27 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Thiago Luis dos Santos. Crédito bancário e políticas públicas. 2019. 222 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35636 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese consiste em 3 artigos. No primeiro artigo verifico se os bancos públicos brasileiros
seguiram critérios políticos na concessão de crédito no período estudado (2003 a 2013).
Verifico também quais os efeitos que alterações na oferta de crédito dos bancos provocaram
nos seus respectivos lucros. Os resultados revelam a existência de motivação política na
oferta de crédito: quanto maior a votação do partido do governo nas eleições presidenciais
em um município, maior foi o incremento na oferta de crédito dos bancos públicos nesta
localidade. O inverso aconteceu com os bancos privados. Encontramos ainda uma relação
significativa e positiva entre o lucro e o aumento da oferta de crédito. Emprestar mais
gerou lucros maiores para bancos públicos e privados. No entanto, os retornos obtidos
pelos privados foram superiores aos dos públicos ao ofertar mais crédito. No segundo
artigo investigo os efeitos do crédito público no desenvolvimento e crescimento das cidades
brasileiras após a crise de 2008. Os resultados mostram que as cidades em que o volume
de crédito público é maior do que o de crédito privado apresentam maior evolução nos
índices de desenvolvimento do que as demais. No entanto, o aumento da participação do
crédito público é prejudicial a esse desenvolvimento: a evolução do IFDM e do IDH é pior
em cidades onde a participação do crédito público no total de empréstimos aumentou
após a crise de 2008. Esses resultados são os mesmos para as mesorregiões e microrregiões
brasileiras. Por outro lado, não há uma relação significativa entre crédito público e PIB
per capita. Somente nas macro e micro regiões observamos um efeito positivo de aumentos
do crédito público no PIB per capita das regiões. No terceiro artigo verifico se o Bolsa
Família foi usado com fins eleitorais. Os resultados mostram que as cidades que elegeram
um candidato do partido do governo nas eleições para prefeito de 2012 receberam mais
benefícios do que aquelas onde os candidatos do partido do governo não foram eleitos. Da
mesma forma, cidades com alto percentual de votos para o partido do governo nas eleições
presidenciais de 2006 receberam um aumento maior nos benefícios do que cidades com
menor percentual. Os mesmos resultados são obtidos nas eleições presidenciais de 2010
nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Nossos resultados também mostram que os Índices
de Desenvolvimento da Firjan parecem ser mais relevantes para explicar a distribuição
dos benefícios do Bolsa Família do que o PIB per capita. Entretanto, muitas vezes estas
variáveis não são nem ao menos estatisticamente significantes, o que fortalece nossas
conclusões sobre manipulação na distribuição de benefícios. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Crédito bancário e políticas públicas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bancos públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crédito público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessão de crédito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis consists of 3 articles. In the first article I investigate the credit behavior of
Brazilian banks in the period of 2003 to 2013. I examine if politics play a relevant role in
public credit allocation and if this allocation affects government-owned banks profits. The
results reveal that politics influence public credit allocation. The higher the percentage of
votes the government party receives in a city, the higher the increment in credit supply
of government-owned banks in this city. The opposite occurs when I analyze the credit
supply of private banks. I also find a significant and positive relationship between ROA
and the raise of credit supply. However, increases in credit supply causes lower increases
in the ROA of state-owned banks than in the ROA of private banks. In the second article
I investigate the effects of public credit on the development and growth of Brazilian cities
after 2008 crisis. The results show that public credit influence the development of Brazilian
cities. Cities in which public loans volume is higher than private loans volume show a
greater evolution in both FDI and HDI in the post-crisis period. However, the increase in
the market share of state-owned banks in the credit market is harmful to this development.
The evolution of both FDI and HDI is worse in cities that become more dependent of
public credit after 2008 crisis. These results also apply to Brazilian macro and micro
regions. On the other hand,I can not find a significant relationship between public credit
and per capita GDP in Brazilian cities. Only in Brazilian macro and micro regions we
observe a positive effect of increases in the market share of public credit on per capita
GDP. In the third article I investigate the use of Bolsa Família, a Brazilian social program
designed to reduce poverty and social inequalities, for electoral purposes. The results show
that cities that elect a candidate from government party in 2012 mayoral elections where
previous mayor is not affiliated to this party receive more benefits than cities that do not
elect government party candidates. Similarly, cities with higher percentage of votes in
favor of government party in 2006 presidential elections receive more benefits than cities
with lower percentage. I also observe this result in 2010 presidential elections in Midwest
and Northeast regions. The results also show that Firjan Development Indexes (FDI and
FDI-I) seem to be more relevant to explain Bolsa Família benefits distribution than per
capita GDP. However, these variables are not even statistically significant in many cases.
It strengthens our findings of manipulation in benefits distribution. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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